Macaé inaugura Laboratório de Matemática e abre Semana Acadêmica
A inauguração do Laboratório de Ensino de Matemática da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, a FeMASS, abriu na noite desta terça-feira (8), na Cidade Universitária, a Semana Acadêmica da FeMASS. O objetivo da unidade é a integração da relação teoria-prática entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O prefeito Welberth Rezende abriu a Semana Acadêmica e inaugurou o laboratório.
– A FeMASS é uma das poucas faculdades municipais do país, parabenizo os alunos pela nota no Enade, essa semana é uma troca de experiências e temos que começar a discutir com a universidade questões de ciência relacionadas ao dia a dia da cidade – destacou o prefeito, citando setores como segurança pública, saúde, trânsito, abastecimento de água como relevantes para serem debatidos com os acadêmicos.
Welberth comentou que o governo estuda a implantação do restaurante escola na Cidade Universitária e uma quadra esportiva. “Além disso, vamos ampliar o NUPEM e consolidar Macaé não só como cidade do petróleo e da energia, mas como cidade do saber”, salientou, revelando seu projeto de construir mais laboratórios em unidades educacionais de Macaé com foco em ciência e tecnologia.
A vereadora Iza Vicente afirmou que a FeMASS é símbolo da cidade por ser uma faculdade municipal. “Entendemos que a existência e a continuidade deste projeto são sinalizações de comprometimento com educação pública de qualidade”, definiu.
– O Laboratório de Ensino de Matemática da FeMASS é um espaço físico que dispõe de materiais e atividades que possibilitam ao aluno construir seu conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa. Ele também contém toda a infraestrutura necessária à carga horária prática das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de licenciatura em Matemática – esmiuçou o Coordenador do laboratório e do curso de licenciatura em Matemática, doutor Sérgio Pereira Gonçalves.
Cidade Universitária integra instituições
A secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviah Picon, celebrou a integração das instituições durante a semana acadêmica e salientou que o laboratório foi uma conquista para a formação de cada aluno. “É importante lembrar que graças ao prefeito foram implantados os nossos projetos de extensão junto com pesquisa. Aqui na Cidade Universitária temos oportunidade de coabitar com diversas instituições no mesmo campo e dessa forma saímos daqui mais rico de saberes”, enumerou.
O papel da universidade contemporânea e os desafios que ela encontra foram mencionados pela diretora da FeMASS, Gisele Muniz, como questões importantes abordadas na semana acadêmica. “Esperamos o segundo semestre para vivenciar essa proximidade com ensino, pesquisa, extensão e com mundo lá fora”, observou.
De acordo com a secretária de Educação, Leandra Lopes, o laboratório é um ambiente motivador do interesse dos alunos, sendo uma forma mais atrativa e organizada da utilização dos materiais didáticos manipuláveis, facilitando, com isso, a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas. “A unidade visa atuar na formação de professores de Matemática, no curso de Licenciatura da FeMASS, aplicando o uso de metodologias adequadas ao ensino de Matemática e ser um potencial campo de estágio, pois receberá alunos das redes pública e privada, visando à democratização e à popularização da Matemática”, classificou.
O coordenador do laboratório explicou que o público alvo é formado por professores e alunos da FeMASS, professores e alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares de ensino de Macaé e região e público externo. “As visitações iniciarão no próximo ano, com agendamento prévio. Devido às obras no bloco A da Cidade Universitária, neste ano, oferecemos algumas oficinas fechadas aos alunos da FeMASS e do Cap”, completou Sérgio, expondo algumas ferramentas do laboratório como artefatos modeladores de situações matemáticas, com os quais o visitante pode interagir.
Alunos destacam relação teoria-pratica
O aluno de Licenciatura em Matemática, João Pedro Comin, contou que quer dar aula e não tem preferência de faixa etária para ensinar. “Cada período tem sua peculiaridade. A partir dos doze anos no Ensino Fundamental 1 a criança já passa a ter o processo cognitivo igual ao homem adulto. Só tem a questão da maturidade”, constatou, elogiando a carreira que escolheu: a matemática.
– O laboratório é fundamental para todos os períodos porque tirando o ensino tradicional, que surge com os jesuítas, a matemática sempre foi prática e todos os movimentos da história mostram que tudo que observamos é de maneira matemática. O laboratório simplifica e facilita o aluno a observar a matemática que ele está vendo, no livro, no seu dia a dia – complementou.
Para a aluna do sétimo período de Matemática, Joyce Espíndola, o laboratório mostra o dinamismo que a FeMASS tem com os alunos. “Eles podem tocar nas peças, reconhecer os sólidos, o que é gratificante para a formação do profissional”, assegurou, exemplificando a expectativa de levar alunos para aprenderem no laboratório.
Aluna do sétimo período de Sistemas da Informação, Daniele Machado enalteceu que a Semana Acadêmica FeMASS 2022 está cheia de conteúdos acadêmicos, científicos, com abordagem sobre o mercado de trabalho, era digital, acesso à informação e mercado financeiro. “É muito importante este tipo de evento para estarmos atualizados sobre assuntos diversos como análises, modelos de arranjo e vida pós-faculdade”, apontou.
Semana Acadêmica segue até sexta
A Semana Acadêmica da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos segue até sexta-feira (11) com palestras, apresentações, mesas de debates, mediações, depoimentos, oficinas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de pôsteres. Nesta terça-feira, após a inauguração, foi ministrada a palestra de abertura: “O papel da universidade na sociedade contemporânea”. O palestrante foi Leonardo Moreira, Mestre em Ensino de Ciências, Doutor em Educação pela USP e Professor da UFRJ. E a mediadora foi a professora especialista Gisele Muniz – Diretora da FeMASS, no auditório Bloco A.
Em seguida, a palestra “Desafios da gestão da qualidade em um navio de perfuração de poços de petróleo” com o palestrante Alan Lopes Campos – Analista deSGI da Etesco, MBA em Gestão de Projetos. E também as palestras: “Empregabilidade: como se tornar atrativo para o mercado de trabalho” com Byanca Braga – Consultora de RH Business Partner, especialista em recolocação profissional e facilitadora da diversidade; e “Logística 5.0: A hora da integração” com Alexandre Barros – Organizational Process Manager – PMO – Logistics Operations – ABConsultoria.
Também na noite desta terça-feira foram ministradas as palestras “O acesso à informação e à desinformação” com Brunna Seadi Lima Marques – Mestra em Ensino da Matemática e “Inclusão e avaliação: atores e processos” com Carolina Caetano Pinheiro de Oliveira -Especialista em Pedagogia.
Foto: Bruno Campos