Macaé incentiva doação de sangue

Nesta época de festas de fim de ano e de férias, quando aumenta o movimento nas estradas, é especialmente necessário manter o estoque de sangue do Serviço Municipal de Hemoterapia de Macaé dentro de limites satisfatórios. Por isso, a importância da doação de sangue precisa ser lembrada. Um doador pode salvar até quatro vidas.

O médico hematologista e responsável técnico pelo Serviço de Hemoterapia, Adelmo Henrique Daumas Gabriel, explica que, este ano, alguns fatores convergiram, incidindo em queda acentuada do estoque de bolsas de sangue: as fortes chuvas, que impedem a locomoção de voluntários e a Copa do Mundo de Futebol, porque é comum que este tipo de evento leve ao consumo de bebidas alcoólicas, um impeditivo para a doação de sangue.

“A coleta de sangue cai muito por conta das férias.  Somado a isso, houve uma antecipação do período de chuvas. No período de Ano Novo, aumentam os acidentes em estradas. A maioria das cirurgias eletivas são suspensas. Mas há muitas emergências. Por isso, é preciso um estoque de sangue para enfrentar esta época de maior consumo”, disse o médico, que enfatiza: “As pessoas em Macaé respondem rapidamente à campanha”.

A Hemoterapia de Macaé, responsável por abastecer todas as unidades hospitalares do município e de cidades vizinhas, apresenta, hoje, percentual de emergência, de 0 a 20%, para o tipo sanguíneo AB-; estado crítico, de 20 a 40%, para A- e B- e estado de alerta, de 40 a 60%, para O-. Os demais tipos sanguíneos também não atingem níveis adequados. Além de atender pacientes de emergências, o sangue doado é fundamental para aqueles submetidos a algumas cirurgias eletivas, acometidos por doenças hematológicas ou por cânceres.

Para doar

A doação pode ser feita por agendamento online, através do link ‘Doe Sangue’, no Portal da Prefeitura, ou presencialmente, por ordem de chegada, na rua Doutor Bueno, 40, Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h.

Quem quer ser voluntário doador basta estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos de idade; pesar no mínimo 50 kg; ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas e estar hidratado e alimentado. É recomendado evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da captação.

Ao doar sangue, é preciso apresentar documento original com foto e os menores de 18 anos precisam de consentimento formal do responsável. Os homens devem guardar intervalos mínimos entre as doações de 60 dias. Eles podem realizar até quatro doações ao ano. Já para as mulheres, a pausa deve ser de 90 dias, com máximo de três doações por ano.

 

Foto: Ana Chaffin / arquivo