Macaé investe na inovação com o lançamento do Inova+ Macaé

No dia 5 de setembro, a Prefeitura de Macaé anunciou uma parceria estratégica com o CRIOS/UFRJ para a implementação do Inova+ Macaé, uma política pública voltada para a formação de um ecossistema de inovação no município. Para discutir essa iniciativa, aconteceu a segunda edição do evento “Conexões para Inovação”, promovido pela Firjan Norte Fluminense e Porto do Açu, reunindo representantes da academia, do poder público, de startups, empresas e instituições. O objetivo foi debater ações e fortalecer a ligação entre o empresariado de Macaé e um ambiente de negócios inovador.

José Walmir, membro da Comissão Municipal da Firjan em Macaé, ressaltou que a federação criou um Grupo de Trabalho de Inovação para ampliar a inovação na região, indo além do setor de óleo e gás. Wanderson Primo, gerente de Relacionamento com a Comunidade do Porto do Açu e conselheiro da Firjan Norte Fluminense, enfatizou a importância de conectar empresas e startups, reforçando o potencial inovador da região.

O painel de discussão, intitulado “Como impulsionar o ecossistema de inovação de Macaé”, contou com a participação de Mariana Previtali, chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé; Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ; Camillo Torquato, sócio fundador da T&D Sustentável; Fredjoger Mendes, gerente de operações da Vallourec; Giovanna Carneiro, pesquisadora da SLB (Schlumberger); e Glauco Nader, coordenador do Grupo de Trabalho de Inovação da Firjan. A mediação foi conduzida por Marcos André Farias de Oliveira, especialista em Inovação da Casa Firjan.

Além de destacar o amadurecimento do ecossistema de inovação em Macaé, com a participação de diversos atores, o grupo ofereceu orientações para aqueles que desejam inovar ou conectar suas startups com as principais empresas do mercado. Eles também discutiram o papel do poder público no estímulo à inovação. Glauco Nader afirmou que o ecossistema está amadurecendo no município, faltando apenas uma maior integração entre os diferentes agentes, tanto da sociedade quanto do governo.

Mariana Previtali adiantou que o convênio entre o Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (CRIOS/UFRJ) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Macaé será concluído ainda este ano. Está prevista a criação de um comitê gestor de Ecossistema de Inovação multidisciplinar e a elaboração do Marco Legal Inovação para o município. Este é um passo importante no compromisso de Macaé com a promoção da inovação e do desenvolvimento sustentável.