Macaé lança colônia de férias com o projeto ‘Escola de Verão’
A Secretaria Municipal de Educação de Macaé está lançando o projeto “Escola de Verão”, uma colônia de férias que será realizada em 11 escolas, entre os dias 9 a 20 de janeiro, das 8h às 12h. Serão diversas atividades para os alunos da rede municipal de ensino de 4 e 5 anos, e também para estudantes do 1º ao 5º ano. O café da manhã será servido após a entrada das crianças. O almoço será das 11h ao meio-dia.
As inscrições são limitadas. Cada uma das 11 escolas polo têm um número específico de vagas. No total, o projeto vai atender três mil alunos. Os pais ou responsáveis pelos estudantes interessados em participar devem ir aos pólos presencialmente, na próxima quinta-feira (05), das 8h às 12h.
As escolas polos são: Colégio Estadual Municipalizado Ana Maria Bacellar Leite e Santos; CIEP Municipalizado Professor Darcy Riberio; EMEI Professora Ana Cristina Pereira Azarany Almeida; EMEI Wanderley Quintino Teixeira; EMEI Professor Afonso Corrêa Sabino; EMEI Professor Joaquim Luiz Freire Pinheiro; EMEI Amcorin; C.M. Aroeira; C.M. Eraldo Mussi; C.M. Zelita Rocha de Azevedo; C.M. Paulo Freire.
Os alunos que estudam nas unidades próximas aos pólos podem se inscrever e participar. O transporte será de responsabilidade da família.
Serão promovidas as oficinas de recreação (jogos e brincadeiras); literatura; dança; atividades circenses; experiências culinárias e científicas; yoga; banho de mangueira; oficinas das emoções; respeito às diferenças; violência e suas variadas formas; oficina de estimulação da linguagem; atividades artísticas como pinturas, desenho de observação, construção de brinquedos, desenho de sombras e releituras.
A Secretária de Educação, Leandra Lopes, explica que o projeto “Escola de Verão” tem como objetivo oferecer atividades extracurriculares para os estudantes, oportunizando vivências, experimentações e possibilidades de desenvolvimento para além do estabelecido em Lei, no que se refere às 800 horas anuais obrigatórias.
“As atividades contribuem para o desenvolvimento psicomotor e sócio emocional da criança, trabalham a importância de foco e disciplina e também estimulam a oralidade e o trabalho em equipe”, destacou Leandra Lopes.
O Secretário Adjunto de Educação Básica, Robério Fernandes, avaliou que é importante que os Sistemas de Ensino implementem ações de apoio e de estímulo ao desenvolvimento pleno dos estudantes. “É uma iniciativa que visa contribuir para o enriquecimento curricular, por meio da participação em oficinas em diversos campos do saber e do conhecimento. E, também, o desenvolvimento de atividades nas áreas de leitura, produção textual, expressão oral, pensamento matemático, tecnologias, pensamento científico, cultural e linguagens”, observou.
Em caso de estudante PCD, no ato da inscrição, o responsável deverá sinalizar se há necessidade de um auxiliar de serviços escolares. Em caso de estudante com restrição alimentar, no ato da inscrição, o responsável deverá sinalizar se há necessidade de adaptação da alimentação. Irão atuar neste projeto professores, auxiliares de serviços escolares, auxiliares de serviços gerais, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos.