Macaé: literatura infantil é destaque no museu este mês
O ilustrador autodidata Jimi Silva, que já trabalha no quarto e no quinto livro da coleção, conta que começou a produzir para crianças por gosto, para deixar um legado e com a intenção de melhorar a interação entre pais e filhos.
“É bem diferente a abordagem para crianças, que têm uma imaginação bem fértil. Eu procuro deixar evidente a sequência dos acontecimentos para aquelas que ainda não leem. Estou muito feliz com o lançamento no Solar dos Mellos e com as portas que se abrem para a gente”, destaca.
Por formação, Jimi é técnico de segurança do trabalho. Ele é colega do autor, Paulo Santos, técnico de mecânica e manutenção, em uma empresa offshore atuante em Macaé. Segundo Paulo, os filhos pequenos foram a motivação para os livros. O primeiro surgiu durante a pandemia, em 2020, patrocinado por uma ‘vaquinha’ virtual entre amigos embarcados, em sua maioria. Eles acabaram inspirando personagens.
Paulo, que reside na cidade de Navegantes-SC, estreitou os laços com Macaé, trabalhando há 22 anos no município. Ele ressalta que o tema do terceiro livro tem tudo a ver com a cidade: o petróleo. O primeiro livro ‘A Turma do Sirizinho, em A pandemia pela ótica animal’ aborda a reocupação de espaços pelos animais naquele período.
“O segundo (Visitando a prima Ararita no zoo) trata dos cuidados das equipes dos zoológicos com os animais que recebem. Busquei quebrar o paradigma de que os zoológicos não são bons para os animais. Já neste (Conhecendo um navio de produção de petróleo), os oito personagens visitam uma unidade de extração de petróleo. A história mostra um pouco da vida offshore, como produzimos petróleo sem prejudicar o meio ambiente, os cuidados e a segurança”, disse o escritor, que ressalta: “É uma honra para mim lançar este livro no Solar dos Mellos”.
Também o músico formado pela Escola Villa-Lobos, no Rio de Janeiro, e compositor, Beto Ribas, é sócio do projeto. Ele é colega de trabalho de Jimi e Paulo e atua como químico na área de produção de petróleo. Ele compôs a música de apresentação dos personagens e ‘O Parabéns do Sirizinho’. No momento, cria o tema dos demais personagens. As canções podem ser acessadas por meio de QRCode. “Uma contação de histórias com música tem um encantamento muito maior”, frisa.
O Solar dos Mellos, vinculado à Secretaria de Cultura, está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Todos os eventos no museu têm entrada franca.