Macaé oficializa o “Inova Mais Macaé” para impulsionar projetos de PD&I

Nesta terça-feira (11), Macaé deu um importante passo ao formalizar o “Inova Mais Macaé”, um marco regulatório que visa transformar investimentos públicos e privados em incentivos para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Essa iniciativa, que conta com a parceria da Petrobras, UFRJ, governo federal e instituições colaboradoras, tem como objetivo criar startups focadas em soluções tecnológicas para diversos setores econômicos, sociais e sustentáveis no Brasil e no mundo, consolidando a cidade como um polo de desenvolvimento nesses campos.

O encontro realizado pelo prefeito Welberth Rezende reuniu representantes das instituições que compõem o chamado “ecossistema de inovação” em Macaé, com o intuito de discutir essa integração e impulsionar a cidade como um centro de soluções para o mercado de petróleo, gás e energia.

“O atual ciclo de desenvolvimento da cidade, baseado no mercado de petróleo, gás e energia, exige investimentos em pesquisas e soluções que atendam à demanda por inovação da indústria. Macaé possui um polo universitário com laboratórios e pesquisadores especializados no segmento offshore, sendo uma referência nacional e internacional”, destacou Welberth.

O desenvolvimento do Inova Mais Macaé surgiu a partir de um projeto apresentado por Allan Cormack, diretor do Inova UFRJ/Macaé e coordenador do Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis (Crios) da universidade.

A parceria entre a prefeitura e a UFRJ para a formação do Inova Mais Macaé inclui a participação da Petrobras, por meio da integração de projetos desenvolvidos pelo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes). A formalização dessa parceria contou com a presença de Ricardo Ramos, consultor de inovação do Cenpes, e Eduardo Santos, representante do setor de relacionamento com o poder público (Relacpem) da estatal.

A visão da Petrobras em cooperar com o ecossistema de inovação em Macaé foi reforçada pelos demais membros da equipe do Cenpes: Luciano Felipe de Carvalho, Carlos Alexandre Ferreira e José Biruel Júnior, que participaram da reunião virtual.

Energia e inovação

A instalação do “hub do gás” em Macaé, projetado como o principal polo de processamento do Brasil, impulsiona a consolidação de projetos de inovação com foco em sustentabilidade, como a usina de captura de carbono que será implantada no município até 2027, conforme os investimentos anunciados pela Petrobras.

“Além de investimentos na produção, precisamos também incentivar a inovação, o que torna o mercado de petróleo, gás e energia ainda mais poderoso em nossa cidade”, apontou Rodrigo Vianna, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Financiamentos

O ecossistema de inovação de Macaé também traz consigo a construção de modelos de financiamento para projetos de tecnologia por meio de startups. Esse aspecto foi destacado por Guilherme Reche, gerente regional do Sebrae-RJ, e por Fernando Peregrino, chefe de gabinete da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Essa é uma rota promissora para transformar Macaé em um centro de desenvolvimento de tecnologia no Brasil. Somos parceiros dessa iniciativa, que coloca em pauta um novo formato de industrialização no país por meio do conhecimento”, enfatizou Peregrino.