Macaé projeta futuro promissor com investimentos da indústria offshore e planeja soluções de infraestrutura e mobilidade urbana

O governo municipal de Macaé está discutindo soluções que visam viabilizar uma nova infraestrutura e melhorar o fluxo da mobilidade urbana. Diante do cenário de prosperidade projetado com os investimentos de mais de US$ 25 bilhões consolidados pela indústria offshore, projetos estratégicos estão sendo planejados para impulsionar o desenvolvimento da cidade nos próximos cinco anos.

Dentre os tópicos discutidos, estão o uso, ocupação e parcelamento do solo em áreas de expansão industrial e urbana, que também demandarão atenção para segmentos como trânsito, transporte, infraestrutura e meio ambiente. O prefeito Welberth Rezende conduziu uma reunião nesta terça-feira (16), com a presença do vice-prefeito Célio Chapeta e dos secretários municipais Juninho Luna (Governo), Jayme Muniz (Mobilidade Urbana), Santiago Borges (Infraestrutura), Felipe Bastos (Obras) e Isaura Sales (Ambiente).

Durante a reunião, o prefeito Welberth destacou indicadores sociais e econômicos que apontam um novo ritmo de desenvolvimento para a cidade, como a geração de mais de 24 mil novos postos de trabalho desde 2021 e a estimativa de 50 mil empregos com os projetos de produção na Bacia de Campos anunciados pela Equinor, Petrobras e outras empresas petrolíferas.

“Estamos planejando novos acessos, novas rotas e atendendo às demandas atuais e futuras da cidade, considerando o crescimento baseado nos investimentos já consolidados pela indústria offshore, que é o pilar de nossa economia. Nosso objetivo é garantir qualidade de vida para a população no futuro”, afirmou o prefeito.

Uma das prioridades discutidas foi a ampliação da “rota do petróleo” com a criação de novas vias de acesso para carretas que atendem a cadeia produtiva offshore. Essa medida visa aliviar o fluxo de veículos domésticos nas vias de circulação da cidade. A reunião também marcou a formação de uma comissão interna, com a meta estabelecida pelo prefeito de apresentar soluções imediatas por meio de projetos que serão executados ainda este ano.