Macaé se destaca com projeto de modernização de torre de controle aéreo
Mais uma vez, Macaé ganha destaque nacional ao receber o Programa Sirius do DECEA – PFF 008, coordenado pelo CINDACTA II, em parceria com o Ministério da Defesa, NAV Brasil e Petrobras. O projeto visa aprimorar os serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, como as Bacias de Santos e Espírito Santo.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu o Diretor de Serviços da NAV, Marcelo Moraes, e o Coordenador de Obras da Zurich, Diego Gonçalves, para discutir as questões logísticas para a implementação do projeto. A modernização da torre de controle do Aeroporto de Macaé é parte fundamental desse programa, situada próxima ao bairro Piracema.
Welberth Rezende destacou a importância do projeto e a disposição da prefeitura em colaborar com as melhorias. Ele ressaltou que o projeto de urbanização da Piracema já está em andamento, com previsão de conclusão este ano, contemplando infraestrutura completa para o bairro.
Macaé entrará na fase 2 do programa, onde será implantado um novo sistema de comunicações e vigilância ADS-B para a área do pré-sal brasileiro. Essas instalações modernas permitirão a prestação de serviços de controle de tráfego aéreo pelo Controle de Aproximação de Macaé (APP-ME), integrando as Bacias Petrolíferas Oceânicas.
O Diretor de Serviços da NAV destacou a importância estratégica do projeto para o Brasil e sua contribuição econômica para o município. A reunião também contou com a presença de autoridades municipais, incluindo o secretário de Desenvolvimento Econômico e o secretário de Obras.