Macaé se destaca como polo energético e atrai investimentos para transição energética
Macaé, cidade que concentra investimentos estratégicos na indústria do gás natural das Bacias de Campos e de Santos, está se posicionando como um importante protagonista na transição energética do país. Durante sua participação no 22º Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro, o prefeito Welberth Rezende ressaltou a infraestrutura consolidada da cidade e o diálogo estabelecido com empresários e empreendedores nacionais e internacionais, fortalecendo o ambiente de negócios e consolidando Macaé como principal mercado de energia no Brasil.
Welberth enfatizou os projetos em andamento na cidade, que abriga o principal centro de produção, processamento e distribuição de gás natural do país. Destaque para o gasoduto do megacampo BM-C-33, que está sendo desenvolvido pela Petrobras e Equinor, e as novas rotas 5B e 4C, que interligarão as reservas das Bacias de Campos e de Santos à nova unidade de processamento de gás do Tepor, o novo porto de Macaé.
“A cidade de Macaé representa a consolidação da transição energética nacional. Possuímos a infraestrutura necessária para o desenvolvimento de novos projetos de produção nas reservas do pré-sal e pós-sal, além de hub de gás, termelétricas e indústrias de matéria-prima e fertilizantes.”, destacou o prefeito.
Durante o evento, também foi ressaltada a importância do Parque Térmico Sudeste, que contará com a instalação da primeira usina termelétrica, a Marlim Azul, uma das nove projetadas para Macaé. Grandes operadoras de energia, como a Shell, demonstraram otimismo em relação ao futuro do mercado, destacando o potencial de geração de eletricidade a partir do gás do pré-sal.