Macaé sedia debate sobre expansão regional do agronegócio
A proposta de transformação do agronegócio como vertente capaz de promover de forma conjunta o desenvolvimento econômico, social e sustentável dos municípios do interior do Estado foi instituída em Macaé nesta quinta-feira, no encontro dos representantes das cidades que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF).
O encontro teve como pauta a apresentação do projeto de instalação em Macaé de um polo comercial de escoamento da produção agrícola regional, empreendimento que faz parte dos investimentos privados já registrados pela cidade que se projeta como o principal ambiente favorável de negócios do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Ao sediar a reunião, o prefeito Welberth Rezende destacou o potencial de Macaé viabilizar investimentos capazes de garantir maior visibilidade e participação dos produtores rurais da região no agronegócio de nível estadual.
“Somos a região que concentra a maior produção agrícola do nosso Estado, com referência em estudos e desenvolvimento de tecnologia capazes de aumentar essa nossa capacidade. O que propomos é discutir uma nova estratégia que atenda a real demanda dos produtores da agricultura familiar que são a base do agronegócio regional. Nós possuímos a viabilidade de receber investimentos que irão tornar essa expectativa em realidade”, afirmou o prefeito.
O projeto em discussão foi apresentado por Luiz Carlos de Sá, líder do grupo CEAFA, empreendimento que reúne um novo conceito para o mercado da agricultura familiar e de pequenos produtores, e que identifica Macaé como pilar de um novo ciclo de desenvolvimento com alcance das cidades do Norte e Noroeste do Estado.
O secretário executivo do Cidenff, Vinícius Vianna, afirmou que a instalação do polo de escoamento da produção agrícola regional surge como ação concreta de propostas de fomento ao segmento debatidas pelos representantes dos municípios que compõem o Consórcio.
“A agroeconomia faz parte de uma das nossas câmaras técnicas discutidas entre os municípios que compõem o nosso Consórcio. Este empreendimento pode estabelecer um marco importante para colocar em prática as ações de fomento aos produtores rurais do Norte e Noroeste do nosso Estado”, apontou Vinícius.
De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, o agronegócio segue como uma das principais vertentes econômicas capazes de unificar os esforços mútuos de desenvolvimento, compartilhados entre os municípios do Norte e Noroeste Fluminense.
“Vivemos um grande momento de recuperação econômica que precisamos assumir esse protagonismo em nossa região. Concentramos juntos um terço de todos os investimentos privados registrados hoje no Estado e chegou a hora de unir forças, através do Cidennf, para promover a expansão de atividades que irão além da indústria de óleo e gás”, destacou Rodrigo.
Os secretários da Casa Civil, Luiz Fernando Pessanha, e de Agroeconomia, Dudu Jardim, também participaram do encontro. Também estiveram presentes secretários de Agricultura das cidades que compõem o Cidennf: Campos, Cambuci, Italva, Quissamã, Porciúncula, Cardoso Moreira, Carapebus e São Francisco de Itabapoana.
Foto: Maurício Porão