Macaé: Verão para todos acontece aos domingos
“É uma sensação maravilhosa”. Esse foi o sentimento de Elias Lourenço dos Santos, depois de três anos sem tomar banho de mar e de participar do projeto “Macaé: Verão para todos”, que iniciou sua atividades de 2023, neste domingo, na Praia dos Cavaleiros, em frente ao restaurante Brasa e Vino.
Elias conta que participa do projeto desde o início, mas em função da pandemia do Coronavírus, ficou impedido de tomar banho de mar. “Esse projeto é maravilhoso e proporciona momentos de lazer. Poderia até me arriscar tomar banho de mar, mas, prefiro o auxílio dos agentes, pois eles estão capacitados para ajudar. Estou muito feliz”, disse.
O secretário adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, conta que na edição deste ano, estão sendo disponibilizadas duas cadeiras anfíbias, além de um standup.
“Antes nós tínhamos apenas uma cadeira, agora temos duas. A nossa intenção, além da Praia dos Cavaleiros, é realizar o projeto na Imbetiba”, informou.
O projeto conta com oito agentes de Defesa Civil, que participaram de cursos de capacitação, para poder lidar de forma adequada e proporcionar segurança a todos participantes.
Ele explicou ainda que para participar basta chegar ao local, não há necessidade de inscrição. No caso de menores de idade, basta estar acompanhado de um responsável e apresentar a carteira de identidade.
Ana Cristina Silva, que aproveitou o dia de sol para levar o seu esposo, Fábio Luís da Silva, para participar pela primeira vez do projeto “Macaé: Verão para todos”.
“Vi pelo Instagram da Prefeitura sobre o projeto e resolvemos conhecer. Procuro sempre trazê-lo na praia para pegar um sol, mas para tomar um banho de mar, é a primeira vez”, contou
Ela contou ainda que há sete anos o esposo sofre de uma doença degenerativa que afetou a fala e a coordenação motora. “É maravilhoso esse projeto, pois dá a oportunidade de acesso ao mar e proporciona momentos de lazer”, elogiou.
O secretário Joseferson explica ainda que o projeto será realizado até o dia 19 de março, sempre aos domingos, de 9h às 14h. Para manter os participantes informados, foi criado um grupo de whatsapp, onde todas as informações são divulgadas.
“Faço um convite a toda população que tem algum cadeirante na família, ou conhecido, que venha participar do nosso projeto, pois serão momentos de lazer com muita segurança”, concluiu.