Maio Amarelo: Campos, RJ, intensifica ações para segurança no trânsito
Com o propósito de conscientizar a população sobre a relevância da segurança viária e reduzir os alarmantes índices de acidentes de trânsito, o movimento Maio Amarelo chega aos municípios do estado do Rio de Janeiro. Em Campos, a Prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), está promovendo mais de 20 ações de conscientização ao longo deste mês. Sob o tema “Paz no Trânsito Começa por Você”, a campanha visa alertar a comunidade sobre a gravidade dos acidentes nas vias públicas.
De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde, o Hospital Ferreira Machado registrou um aumento no número de atendimentos no Setor de Ortopedia e Traumatologia, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Diante disso, as iniciativas do Maio Amarelo ganham ainda mais relevância, visando sensibilizar motoristas e pedestres sobre a importância de obedecer às normas de trânsito e respeitar as leis.
O presidente do IMTT, Nelson Godá, enfatizou a importância das ações direcionadas a diversos grupos, como caminhoneiros, taxistas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além disso, o programa de requalificação viária e a implementação de ciclovias em Campos têm sido fundamentais para garantir a segurança de todos os usuários. Com mais de 60 quilômetros de ciclovias e sinalização reforçada, a cidade busca proporcionar um trânsito cada vez mais seguro e ordenado.
A campanha do Maio Amarelo também conta com a participação da Prefeitura de Angra, que realizará ações de conscientização sobre segurança viária. Organizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, o movimento nacional visa estimular a sociedade a discutir o tema e implementar medidas eficazes para reduzir os acidentes de trânsito. Sob o tema “Paz no trânsito começa por você”, o objetivo é envolver toda a sociedade nessa causa.
O Maio Amarelo foi criado em 2014 com o objetivo de promover ações conjuntas entre o poder público e a sociedade civil, mobilizando diversos setores para debater a segurança viária. A cor amarela simboliza atenção e advertência no trânsito, e a campanha busca conscientizar motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos dos acidentes. Por meio de blitz educativas, palestras e exposições, o Maio Amarelo almeja transformar comportamentos e sensibilizar a população para um trânsito mais seguro.