Caminhoneiros começam a diminuir manifestações em rodovias do Rio de janeiro (em atualização)
O Rio de Janeiro, de acordo com o último boletim oficial, jáa nbão tem mais nenhum bloqueio e a expectativa do fim das manifestações nas estradas para esta quinta-feira.
Mais cedo
Em alguns pontos do Brasil, vias começam a ser desobstruídas, mas no Rio de Janeiro o processo deve demorar mais um ponto, acredita uma fonte ouvida pelo Rjpost. A decisão judicial, que pede a liberação das estradas, começou a ser cumprida, só que chuvas pioraram em todo o estado com reflexo à piora do trânsito. Por outro lado, segundo reportagem do Valor, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) fez um alerta preocupante: comunicou que mercados já sofrem de desabastecimento em estados incluem o Rio de Janeiro.
De acordo com o vice-presidente institucional e administrativo da Abras, Márcio Milan, pelo menos 70% dos supermercados podem ter problemas com estoque e isso afetar também os preços dos produtos.
Mais cedo 2
O governador do Rio, Cláudio Castro, pediu a polícia o cumprimento de desobstrução das estradas em todo o estado do Rio. Em consonância com outros governadores, foi solicitado a atuação dos policiais para que as vias possam voltar a fluir normalmente, já que a paralisação traz reflexos na economia de várias cidades, além do cotidiano das pessoas. Em Teresópolis, por exemplo, foi preciso reduzir a frota de ônibus porque temia-se que a greve afete o funcionamento de todo o município; em Petrópolis, era nítida diminuição da a oferta de transporte público, em dia chuvoso.
Cidades como Nova Friburgo, Campos, Angra dos Reis, Paraty, Petrópolis, Teresópolis e Nova Iguaçu foram algumas onde foram registradas a interrupção no trânsito, provocado por caminhoneiros bolsonaristas, que questionam a lisura do processo eleitoral.
De acordo com a PRF, há manifestantes na entrada da altura de Araras, na BR-040 e em Duque de Caxias.
Mais cedo 3
O número de adesão de caminhoneiros que se recusam a aceitar o resultado eleitoral do último domingo cresceu nesta terça-feira. Após manifestantes pararem estradas em Nova Friburgo e Teresópolis, chegou a vez de Petrópolis sentir na pele os efeitos dos protestos pela vitória de Lula. Pela manhã, dezenas de caminhões obstruem a BR-040 e causam transtornos para quem está de passagem pela via.
Embora exista uma decisão judicial que dá poderes as polícias para abrirem caminho nas estradas, os motoristas pretendem permanecer protestando. E de acordo com os primeiros informes, não há um prazo para encerrar o movimento.
Foto: Luciano do Carmo