Maratonista de 92 anos recebe Medalha Tiradentes da Alerj na Corrida de São Sebastião
Na tradicional Corrida de São Sebastião deste ano, que aconteceu na manhã desta sexta-feira no Aterro do Flamengo, um atleta maratonista de 92 anos ganhou um incentivo a mais para continuar inspirando corredores de rua de todas as idades.
Sebastião Caldas, ou Seu Tantão, como é conhecido, foi agraciado com a Medalha Tiradentes, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A concessão é fruto de Projeto de Resolução do deputado estadual Max Lemos.
Sebastião Caldas nasceu em 23 de outubro de 1930. É pai de Aline, Geisa e Luciano Diniz, vereador de Macaé. Trabalhou como barbeiro por 48 anos, mas sempre se dedicou ao esporte. Jogou em três times: Macaé, Ypiranga e Americano.
Depois de aposentado, começou a participar de corridas. Seu Tantão já ganhou mais de 450 troféus e medalhas. Pertence à Associação dos Corredores de Rua de Macaé (ASCOM) e em seu currículo constam diversas provas, como a de São Silvestre (SP), a Dez Milhas Garoto (ES) além de maratonas em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, sempre representando a sua categoria.
“Estou muito feliz com a Medalha Tiradentes, é uma grande honra para mim, por isso quero agradecer ao deputado Max Lemos. Todo ano, toda corrida, é uma vitória para mim. Estou com saúde, por isso quero continuar correndo. E aproveito este momento para deixar uma mensagem para a rapaziada mais jovem: deixem de fumar cigarro e venham praticar esporte, cuidem da saúde de vocês”, disse Seu Tantão, em toda a sua sabedoria de esportista.
Foto: divulgação