Maricá acelera abertura de empresas e se destaca no estado do Rio

Maricá se consolidou como um dos municípios mais ágeis do Rio de Janeiro para a abertura de empresas, ocupando a 5ª posição no ranking estadual, segundo os Painéis do Mapa de Empresas do Governo Federal. Em 2024, a cidade registrou um tempo médio de 7,9 horas para aprovar a viabilidade de local e apenas 5,3 horas para o registro do empreendimento, tornando-se 48% mais rápida que a média do estado e 58% mais eficiente no registro de novas empresas.

O prefeito Washington Quaquá destacou que a redução da burocracia tem sido uma prioridade para impulsionar o empreendedorismo local. “Nosso compromisso é garantir que os empreendedores encontrem facilidade para crescer e gerar emprego e renda em Maricá”, afirmou.

A secretária de Gestão Tributária e Fiscal, Lawrice Souza, reforçou que a automação dos processos foi um dos principais fatores para essa melhoria. “Hoje, todos os alvarás de funcionamento são automatizados, o que resultou em um aumento de 16% no número de Alvarás de Localização emitidos em 2024 em comparação a 2023”, explicou.

Além da modernização dos serviços, a prefeitura tem investido na capacitação dos servidores das unidades do SIM (Serviço de Informação ao Munícipe) nos bairros São José, Inoã, Itaipuaçu e Centro. Treinamentos estão sendo realizados para aprimorar o atendimento ao público e garantir um suporte mais eficiente aos empreendedores.