Maricá celebra o dia do bailarino com a 6ª edição do “Bailarin Fest”
Nesta sexta-feira (1), Maricá abre suas cortinas para celebrar o Dia do Bailarino com a tão aguardada sexta edição do evento de dança “Bailarin Fest”. O cenário para essa celebração artística é a encantadora Praça Tiradentes, situada em Araçatiba. O evento, que se estenderá até domingo (3), dará início às 19h, oferecendo ao público uma série de performances cativantes para apreciar.
Firmemente estabelecido no calendário cultural da cidade, o “Bailarin Fest” reúne anualmente mais de uma centena de artistas e já recebeu a participação de nomes internacionalmente consagrados. A edição anterior teve a honra de receber a aclamada atriz e bailarina clássica Ana Botafogo, primeira bailarina do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que exibiu sua graciosidade nos palcos da Europa, América do Norte, América Central e América do Sul. No ano de 2022, Ana compartilhou suas técnicas de dança com suas alunas, proporcionando uma valiosa aprendizagem.
Para a edição atual, estão programadas apresentações de três companhias especialmente convidadas para a cerimônia de abertura. Esses grupos incluem a premiada Focus Cia. de Dança, a Cia. Bemo, liderada por Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, juntamente com Manuela Roçado, e a Cia. Tereza Petsold, o primeiro grupo de dança profissional da Baixada Fluminense.
Nos próximos dias, sábado e domingo, o espetáculo continuará com apresentações às 14h e às 19h. O primeiro horário será dedicado às escolas e academias de dança do município e regiões vizinhas, enquanto o segundo abrigará as companhias convidadas pelo festival para subir ao palco. Entre as convidadas estão o Grupo Movimento, Nós da Dança, Petite Danse, Filhos do Samba e Samballet da Inclusão. O grandioso encerramento do evento será protagonizado pela Escola de Samba União de Maricá.
O secretário de Cultura, Leandro Dasilva, relembra a primeira edição do “Bailarin Fest”, ocorrida em 2017, quando ele era o coordenador de dança da pasta. Ele compartilha a emoção de agora, liderando a Secretaria e vendo o projeto crescer desde seus primeiros passos. “A alegria é a mesma, mas a sensação de olhar para trás e contemplar a realização da sexta edição, em conformidade com os sonhos que sempre nutrimos, é inigualável”, ressaltou.