Maricá se destaca como um dos municípios mais rápidos para abrir empresas no estado do Rio de Janeiro
Com base nos dados do Painel Mapa de Empresas do Governo Federal, Maricá posiciona-se como o sexto município mais ágil para abrir uma empresa entre os 92 do estado do Rio de Janeiro.
No ano de 2023, Maricá alcançou uma média de 17,6 horas para a abertura de empresas, considerando o tempo médio entre a viabilidade e o registro. Esse tempo médio é significativamente inferior ao tempo médio estadual, que é de 29 horas.
O avanço do município é evidente quando comparado ao ano anterior. Em 2022, Maricá levava, em média, 26,5 horas para a abertura de empresas, o que a colocava na oitava posição no estado. Esse salto significativo de 33,5% na celeridade para a abertura de empresas reflete os esforços da cidade na modernização dos serviços.
O Secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda (Sepof), Leonardo Alves, destaca: “O prefeito Fabiano Horta tem como objetivo modernizar os serviços, oferecendo atendimento rápido aos cidadãos e minimizando a burocracia, um problema comum em muitos serviços públicos.”
Com a implementação do alvará automatizado em parceria com a Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), as empresas de baixo e baixíssimo risco agora conseguem ter seus alvarás liberados automaticamente após o registro dos atos empresariais.
Atualmente, para obter um alvará físico, as empresas de baixo e baixíssimo risco levam aproximadamente 17 horas entre a solicitação, análise e liberação. Com o alvará automatizado, a emissão desse documento tende a ser ainda mais ágil, estimulando a abertura de novas empresas, a criação de empregos e o crescimento econômico no município de Maricá.