Maricarnaval 2023: Segundo dia de festa empolga foliões nos quatro distritos do município
Programação continua neste domingo com shows, blocos e baile infantil
O segundo dia do Maricarnaval aconteceu neste sábado com grandes blocos que empolgaram os foliões nos quatro distritos da cidade.
As principais atrações do dia foram “Garça da Manhã”, “Ilariê”, “Cacique de Itapeba”, “Boa do Elefantinho”, “Gaviões de Itaipuaçu”, “Amendoeira”, ”É pequeno, porém é gostoso”, “Guerreiros da Amizade”, entre outros que atraíram centenas de pessoas alegres, fantasiadas e festejando a volta do Carnaval.
Neste ano, a festa contará ao todo com 99 shows espalhados em 20 pontos da cidade, como Centro, Araçatiba, Inoã, Jacaroá, Ponta Negra, Itaipuaçu, Jaconé, Santa Paula, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Bambuí, Codeirinho, Divineia, entre outros.
A programação contará, também, com show do Cordão do Bola Preta, neste domingo, e do Monobloco, nesta segunda-feira, a partir das 22h, em Ponta Negra. O Maricarnaval tem ainda a Sinfônica Ambulante que fará, no total, nove apresentações em diversos pontos da cidade nos quatro dias de Carnaval. (Confira a programação de blocos e shows).
Curtindo o bloco Garça da Manhã, a moradora de Inoã, Aline Felizardo, festejou com muita alegria a volta do Carnaval, que ficou dois anos suspenso para controlar o avanço da pandemia da covid-19. “É muito bom voltarmos a sorrir, a curtir o Carnaval e a nos unirmos para dançar e festejar. Está maravilhoso. Amei curtir o bloco da Garça da Manhã com as minhas amigos e amigos. Vamos curtir, pois é Carnaval!”, disse a jovem.
A presidente do bloco “Cacique de Itapeba”, Angélica Araújo, falou sobre a volta da festa popular. “Estou muito feliz em colocarmos esse bloco na rua hoje. É Carnaval, temos que agradecer e vamos festejar”, disse entusiasmada.
Na sexta-feira, a animação ficou por conta dos blocos da “Terceira Idade” e “Quem Ama Chupa”, que reuniram centenas de foliões no Centro e na Barra de Maricá, respectivamente.
Acompanhando o Bloco da Terceira Idade, Ana Cristina dos Santos, de 66 anos, disse que o bloco e os shows só acrescentam no Carnaval de Maricá. “Nossa folia é de respeito. É para mostrar que nós (idosos) podemos fazer e participar das festas, pois o Carnaval é para todos! E essa casa nos proporciona alegria. Viva a Terceira Idade”, destacou a moradora do Parque Nanci.
Além dos 78 blocos que desfilarão pelas ruas da cidade ao longo dos seis dias de festa, com muita marchinha, glitter, fantasia e foliões animados, o público também pode conferir os 99 shows que acontecerão nos 20 espaços montados em diferentes pontos da cidade.
Neste sábado, Marcos Santos, Baby do Cavaco, Junior e Gustavo, Rickson Maioli, Bruna Mandz, Tô Kerendo, Thunderock, Tatudo em Casa e Moniquinha foram alguns dos artistas que subiram ao palco e levaram grandes sucessos do Sertanejo, Samba, Pagode e Rock.
Lançamento do aplicativo Achei Cultura
Foi lançado neste sábado, na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, o aplicativo “Achei Cultura”. O app foi criado para ser uma ferramenta de divulgação de atrações culturais, espetáculos, gastronomia local, pousadas e serviços. O lançamento contou com apresentações do Bloco Achei Cultura, de DJs e sorteios de vale-compras e brindes exclusivos.
O “Achei Cultura” foi idealizado pelo conselheiro de Música de Maricá, Levi Gomes, e está disponível gratuitamente para Android pelo link: https://play.google.com/store/apps/details?id=hoostcomv2.acheicul. O site já está disponível para visitação no link: https://www.acheicultura.com.br/bloco-achei-cultura/.
“É lindo ver essas pessoas aqui. Nosso principal objetivo é organizar um grande evento de lançamento do aplicativo como ferramenta de apoio à comunicação de Maricá. Reunimos pessoas de todas as idades para promover a valorização e o respeito aos fazedores de cultura, que são empreendedores locais que tanto sofreram durante esses dois anos de pandemia e lutam pelas oportunidades e notoriedade”, disse Levi Gomes.
Foto: Katito Carvalho