Medidas para controle de mosquitos são tomadas em Macaé

A Prefeitura de Macaé está implementando medidas para controlar a população de mosquitos no município. Além do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, chicungunha e febre amarela, há também preocupação com o mosquito da família Chironomidae e o pernilongo comum (Culex sp.).

Os moradores de bairros próximos a regiões aquáticas, como a Lagoa de Imboassica, enfrentam a presença do mosquito Chironomidae, que não pica nem transmite doenças, mas pode ser incômodo. O pernilongo comum tem infestado os bairros da zona norte da cidade.

A prefeitura intensificou ações de controle biológico do pernilongo comum, utilizando biolarvicidas e bombas costais em toda a extensão do Canal Campos-Macaé. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos realiza a remoção de plantas aquáticas que cobrem o canal e promove a limpeza da área.

O mosquito Chironomidae, por sua vez, aparece em áreas com alterações ambientais causadas pela atividade humana. A prefeitura faz vigilância e manejo/controle desses mosquitos por meio de ações que promovem a redução de impactos humanos nos ecossistemas costeiros.

Especialistas recomendam algumas dicas para a população, como manter a casa limpa, investir em plantas que afastam insetos, usar velas de citronela, utilizar vinagre de maçã com gotas de detergente, e reduzir luminosidade e instalar telas em portas e janelas. A população também deve seguir orientações de especialistas e colaborar com as ações da prefeitura para controle desses mosquitos.