Mobilidade urbana em Itaipava: Iniciativa propõe soluções para congestionamentos diários

Itaipava, um dos distritos mais dinâmicos de Petrópolis, enfrenta desafios sérios em sua mobilidade urbana, com congestionamentos diários que afetam tanto moradores quanto turistas. Em resposta, um grupo de quatro arquitetos urbanistas e um engenheiro civil iniciou um levantamento detalhado de projetos para melhorar o trânsito na região. A iniciativa é liderada pelo Unita – Unidos por Itaipava, uma associação de empresários e moradores dedicada a promover melhorias na infraestrutura e qualidade de vida do local, que representa 30% do PIB de Petrópolis e atrai mais de meio milhão de visitantes anualmente.

Os arquitetos Aloísio Martinho, Guilherme Lima, Raquel Kling e Debora Rovigati, junto com o engenheiro civil Alexandre Plantz, presidente do Unita, estão revisando estudos anteriores e identificando novas soluções para os problemas de trânsito. Plantz destaca a prioridade de projetos consolidados, como a proposta de Martinho de 2017, que busca melhorias em um dos principais gargalos de tráfego do distrito, entre o Shopping Estação e o trevo do Bramil. Lima sugeriu a construção de uma nova ponte para melhorar a conexão com o Horto Municipal e o Fórum de Itaipava, complementando a duplicação da Rua Agante Moço.

A Unita está compilando esses projetos em um portfólio técnico prático e viável. Fabrício dos Santos, secretário do movimento, enfatiza a importância de um plano de ação com soluções de curto, médio e longo prazo. O centro comercial de Itaipava é a prioridade, pois o tráfego intenso tem prejudicado o comércio local, afastando consumidores e comprometendo a economia.

A mobilidade em Itaipava piorou desde a última intervenção significativa, realizada há mais de 20 anos, que duplicou o trecho entre o Trevo de Bonsucesso e o Hortomercado. A expansão do distrito ocorreu sem suporte adequado para a infraestrutura, conforme estudo da COPPE/UFRJ encomendado pela Prefeitura. Apesar do investimento de R$ 875 mil no diagnóstico e apresentação de cenários, as soluções propostas não foram implementadas até o momento.

A Unita propõe intervenções de baixo custo e fácil implementação, como o reforço da presença de agentes de trânsito nas áreas mais críticas. Plantz destaca o objetivo de entregar um projeto executável sem grandes complicações, buscando um diálogo próximo com os governos municipal e estadual para transformar essas propostas em ações concretas. Além da mobilidade, o movimento planeja ações em segurança pública, como a instalação de um sistema de monitoramento com câmeras, visando crescimento sustentável e beneficiando moradores, comerciantes e turistas. Com reuniões quinzenais, o Unita se compromete a manter o engajamento da comunidade e pressionar o poder público para que as soluções sejam efetivamente implementadas.