Mobilidade Urbana lança campanha educativa de final de ano
Com o propósito de alertar a população em geral quanto ao alto índice de acidentes de trânsito em todo país, promovendo assim um comportamento consciente e ético, a Secretaria de Mobilidade Urbana lança sua campanha de final de ano, esse mês.
Próximo às festas de Natal e Ano Novo, além das férias escolares, o trabalho será realizado a partir deste dia 20, terceiro domingo do mês, data que marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2005.
A programação se estenderá até dezembro com palestras sobre segurança no trânsito, Blitzen Educativas, panfletagem, campanha nas redes sociais, entre outras atividades. De janeiro a setembro deste ano, Macaé registrou um total de 849 acidentes de trânsito, sendo 405 envolvendo motocicletas, de acordo com dados da Secretaria de Mobilidade Urbana e 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).
“Neste período de comemorações e início das férias, inclusive com Copa do Mundo esse ano, fazemos um trabalho especial, voltado para alertar a todos sobre o alto índice de acidentes registrados. Em todo o mundo, os sinistros de trânsito causam, aproximadamente, 1,3 milhão de mortes evitáveis e cerca de 50 milhões de feridos por ano. Com as ações que desenvolvemos para este período, queremos construir comportamentos éticos e de cidadania, produzindo mudanças de atitudes e alertando a sociedade”, explica o coordenador de Educação para o Trânsito, Leandro Aracati.
As ações educativas têm papel prioritário na secretaria, desde o início da atual gestão no ano passado.
“A equipe trabalha incansavelmente, com uma agenda permanente, desenvolvendo ações direcionadas a diversos públicos, desde os mais jovens, até os adultos. O objetivo é um só: condutores mais conscientes de suas responsabilidades e que respeitam as leis . Só assim teremos um trânsito mais seguro”, reforça o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.