Mostra em Petrópolis destaca primeira estrada de ferro do país

A cidade de Petrópolis, recebeu neste domingo (16), a mostra permanente “Painel de Cerâmica na Cidade Imperial”, cujo tema é “Transporte e Independência”. O objetivo é resgatar a memória histórica da Estrada de Ferro Mauá, que começou a ser construída em 1852, e celebrar os 200 anos da Independência do Brasil destacando a importância dos transportes para o progresso do estado do Rio de Janeiro e do país.

Os três painéis de cerâmica foram idealizados pela artista plástica e ceramista Rane Bessa e instalados na Praça de Nogueira, onde está localizado o Centro Cultural Estação Nogueira, que preserva a história da ferrovia naquele município. O projeto foi patrocinado pelo governo fluminense, por meio do Edital Retomada Cultural 2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

A mostra foi selecionada por meio de um concurso nacional, que recebeu propostas de 35 artistas. As curadoras responsáveis pela seleção foram Patrícia Pedrosa, doutora em história da arte pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Rane Bessa.

História da estrada de Ferro

O Barão de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), é considerado o Patrono do Ministério dos Transportes por sua significativa contribuição para o progresso do país. Como comerciante, empresário, político, armador e banqueiro, ele liderou grandes obras que marcaram a história do transporte no Brasil. Em 1852, ele conseguiu a concessão do governo imperial para construir e explorar uma ferrovia que se estendia desde o Porto de Estrela, na Baía de Guanabara, até Fragoso, na Raiz da Serra. Seu plano era expandir até Petrópolis e, posteriormente, alcançar Minas Gerais e São Paulo.

Em maio do mesmo ano, ele fundou a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis. Em junho, ele recebeu concessão para explorar uma linha de navegação pela Baía de Guanabara, que conectaria a Prainha (atual Praça Mauá), no Rio de Janeiro, a Estrela (atual Magé), integrando os transportes marítimo e ferroviário.

Em 29 de agosto de 1852, a construção da primeira ferrovia brasileira foi iniciada. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental contou com a presença do imperador D. Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina. A Estrada de Ferro Mauá foi inaugurada em 30 de abril de 1854. Em 1954, por ocasião do seu centenário, a estrada foi declarada Monumento Histórico Nacional, sendo tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Além da ferrovia, o Barão de Mauá também foi um dos responsáveis pela construção da Estrada União e Indústria, a primeira rodovia pavimentada no Brasil, inaugurada em 23 de junho de 1861, ligando a cidade de Petrópolis a Juiz de Fora (MG).