Mostra Sesc de Cinema em Petrópolis fará exibição de filmes independentes

A Mostra Sesc de Cinema, que ocorre em todo o país, traz exibições de filmes independentes brasileiros para o público de Petrópolis. Além das sessões no Centro Cultural Sesc Quitandinha (CCSQ), a mostra terá exibições em mais cinco locais. No Cineclube da Casa Stefan Zweig (11/11, 14h30) e online no Cineclube Raul Lopes (19/11, 19h), com entrada franca, as sessões serão seguidas de debates. A programação completa está disponível no site.

Na sessão do Cineclube da Casa Stefan Zweig, serão exibidos os filmes “Romão”, de Clementino Jr (10′, 2022), “Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco”, de Chico Serra (20′, 2023), e “Point 44 – Amor, um arco-íris multicor”, de Márcio Paixão (19′, 2022). Esses três curtas documentários fazem parte do eixo temático “Memória em cada canto” da mostra, apresentando biografias com questões contemporâneas.

Sinopses:

Romão, de Clementino Jr (10′, 2022)

Marcos Romão, uma figura importante na militância negra no Brasil, reflete sobre as mudanças no combate ao racismo ao longo de quatro décadas de abertura política. Clementino Junior, cineasta, educador audiovisual e ambiental, apresenta este 28º filme autoral.

Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco, de Chico Serra (20′, 2023)

Abordando Getúlio Marinho, uma das principais figuras do mundo do samba, o filme investiga os primeiros discos de macumba, utilizando imagens raras, discos antigos e depoimentos de pesquisadores e descendentes.

Point 44 – Amor, um arco-íris multicor, de Márcio Paixão (19′, 2022)

A história de David Araújo, uma figura pública de Cabo Frio, é contada. Ele fundou o primeiro bar gay da cidade, que se transformou em bloco e depois escola de samba. Em 1995, essa trajetória histórica foi marcada por afetos, lutas, carnavais e revoluções.