Movimento Petrópolis 2030 busca inclusão da cidade no plano de expansão da Naturgy para impulsionar economia
Em uma reunião realizada nesta quinta-feira (20), o movimento empresarial Petrópolis 2030 apresentou à direção da Naturgy, concessionária de gás, uma importante demanda: a inclusão da cidade no plano de expansão da empresa para o país. A Naturgy anunciou um investimento de R$ 418 milhões em expansão para este ano, sendo que somente no Estado do Rio de Janeiro serão aportados R$ 364 milhões. O movimento Petrópolis 2030 reivindicou e obteve uma sinalização positiva da presidente da empresa, Kátia Repsold, que esteve presente na reunião. A cidade da região serrana terá um plano de expansão ouvindo atentamente as demandas das empresas que compõem um mercado em potencial.
O encontro, conduzido pelo secretário estadual de Óleo, Gás e Energia, Hugo Leal, teve a participação de diversas entidades empresariais, incluindo a apresentação da nova associada, a OAB – Petrópolis, representada pelo diretor Alex Sandro Cortásio. O movimento Petrópolis 2030 firmou um acordo com a Naturgy que prevê a apresentação de demandas reprimidas e um estudo conjunto para identificar áreas que poderão ser beneficiadas com a expansão da rede de abastecimento. Atualmente, a empresa conta com 102 quilômetros de rede, o que alcança apenas 13% do território da cidade.
Durante o encontro, ficou acordado que as 25 entidades participantes do movimento serão acionadas em um primeiro momento para identificar as demandas reprimidas, gerar um relatório e, em parceria com a Naturgy, desenvolver cada caso. “Atualmente, temos 12 obras em curso na cidade e 20 estabelecimentos comerciais em processo para receber o gás. No entanto, com a resolução da capacidade de nossa estação de compressão, poderemos ampliar o fornecimento para mais clientes.” anunciou Kátia Repsold, acompanhada das diretoras Fernanda Amaral (Relações Institucionais) e Gisélia Seleri (Comercial).
A Naturgy, que sucedeu a Ceg (Companhia Estadual de Gás), atende atualmente apenas 10,4% do mercado potencial de Petrópolis. A empresa conta com 7.852 clientes residenciais, 143 pontos comerciais, 10 indústrias e 14 postos de combustíveis na cidade. No entanto, há um potencial significativo a ser explorado, com cerca de 76.119 residências e apartamentos que poderiam ser atendidos com gás natural. Na área industrial, ainda é possível atender mais 25 empresas, enquanto no setor comercial o serviço pode ser ampliado para mais 402 pontos, além de quatro postos de combustíveis que poderiam contar com o produto em forma veicular.