Mudanças climáticas preocupam o mundo e influenciam debates sobre o meio ambiente

A Estácio, em resposta às altas temperaturas e à seca no Norte do Brasil, lançou um curso online e gratuito, “Introdução à Educação Ambiental”, para fomentar discussões sobre mudanças climáticas. O curso visa trazer informações sobre questões ambientais, ecossistemas, sustentabilidade, mudanças climáticas e gestão de recursos naturais.

O engenheiro ambiental e professor da Estácio, Robson Costa, explicou que a seca na Região Norte é consequência da má gestão ambiental global, destacando o aquecimento das águas do Oceano Atlântico como um fator significativo. Ele apontou que as diferenças de calor influenciam a formação de nuvens, afetando os rios da região.

De acordo com Debora Rodrigues Barbosa, geógrafa e professora da Estácio, o El Niño e o aquecimento do Atlântico Norte Tropical são responsáveis pelas alterações climáticas. O El Niño aquece o Oceano Pacífico, modificando padrões climáticos e diminuindo chuvas na Amazônia. Já o aquecimento do Atlântico Norte Tropical afeta a formação de nuvens, reduzindo a precipitação na região.

O curso de “Introdução à Educação Ambiental” oferecido pela Estácio busca ampliar a compreensão desses tópicos, com a concessão de um certificado ao término, visando aprimorar o currículo dos alunos no mercado de trabalho. Além disso, a instituição disponibiliza outros cursos com foco em questões ambientais, como Planejamento e Gestão de Projetos de Meio Ambiente, Energias Limpas e Alternativas no Brasil, Perícia Ambiental, entre outros, acessíveis por meio do site da instituição.