Municípios do estado incentivam ações de empreendedorismo
A busca pelo negócio próprio alimenta o sonho de milhões de brasileiros, e diversos municípios do Rio de Janeiro estão promovendo iniciativas para apoiar empreendedores locais. Em Duque de Caxias, a Sala do Empreendedor tem se destacado por suas ações voltadas ao desenvolvimento empresarial, oferecendo palestras e a presença de consultores do Sebrae para esclarecer dúvidas e fornecer estratégias inovadoras. Segundo Lorraine Porciúncula, diretora da Sala do Empreendedor, já foram emitidos mais de 33 mil alvarás, destacando a importância do suporte aos pequenos empresários.
Em Nova Friburgo, a Secretaria Municipal de Educação participou de um evento de premiação para diretores que se destacaram no Projeto Escola Empreendedora e Desenvolvimento Local, promovido pelo SEBRAE. O programa visa transformar o cenário local através de políticas e ações voltadas à execução do Programa de Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e à compra de produtos de pequenos negócios.
Teresópolis também tem se mostrado ativa no apoio aos pequenos empresários. O Espaço do Empreendedor realizou atendimentos gratuitos durante a Semana do Microempreendedor Individual, oferecendo orientações sobre abertura e legalização de empresas, atualização cadastral, alvarás, licenças e informações sobre vagas de emprego. Além disso, foi promovido um evento sobre otimização de mídias digitais para negócios.
O programa Empreenda.Rio, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, teve sua estreia na Feira do Empreendedor do Sebrae Rio. O programa oferece cursos de empreendedorismo, gestão de negócios e marketing digital, além de auxiliar profissionais que desejam se tornar microempreendedores individuais, promovendo a intermediação de mão de obra.
Campos dos Goytacazes foi escolhida pelo Sebrae para participar de uma missão técnica em Foz do Iguaçu, onde uma comitiva conheceu projetos de apoio ao empreendedorismo desenvolvidos na cidade paranaense. Em Angra dos Reis, microempreendedores individuais foram informados sobre a necessidade de se inscrever no Domicílio Eletrônico Trabalhista, uma ferramenta para comunicação direta com auditores fiscais do trabalho.
A Prefeitura de Magé destacou a importância da Declaração Anual do MEI e do cadastro no Domicílio Eletrônico Trabalhista, incentivando os empreendedores a cumprir essas obrigações dentro do prazo. Em Maricá, o Compre.Rio, um marketplace de comércio solidário desenvolvido pela Codemar, foi destaque na Rio Artes, demonstrando o reconhecimento da tecnologia inovadora da cidade.
Estas iniciativas demonstram o compromisso dos municípios do Rio de Janeiro em promover o empreendedorismo e fortalecer os negócios locais, proporcionando recursos e apoio essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades e o sucesso dos empreendedores.