Municípios do interior do Rio intensificam ações em prol das mulheres
A busca pela igualdade e pelo bem-estar das mulheres tem impulsionado as cidades do interior do Rio de Janeiro a intensificarem suas ações. Reconhecendo a importância fundamental das mulheres no desenvolvimento da sociedade, essas iniciativas têm como objetivo proporcionar cada vez mais atividades voltadas ao público feminino nos municípios, como tem sido realizado nas últimas semanas.
Recentemente, em São Gonçalo, a Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres promoveu o grandioso “Arraiá das Mulheres”, reunindo as gonçalenses participantes do projeto “Mulheres que Fazem e Acontecem”. Durante o evento, as mulheres vestiram roupas customizadas por elas mesmas durante uma oficina ministrada no dia 27 do mês passado pela artesã e colaboradora do projeto Lidera Mulher, Luciana Cardoso. Após uma aula de ginástica com orientações da professora Raquel Marinho, as mulheres participaram de uma animada dança de quadrilha e aproveitaram para saborear as comidas típicas dessa tradicional festa.
“Essa integração entre a Feira da Mulher Empreendedora e o Projeto Mulheres que Fazem e Acontecem foi muito positiva, pois contribuiu para a divulgação dos projetos realizados por ambas as partes, fortalecendo a rede de apoio do município”, afirmou a subsecretária Ana Cristina da Silva.
Já em Maricá, na última terça-feira, a Prefeitura realizou uma reunião com orientadores educacionais, coordenadores de projetos e coordenadores da Secretaria de Educação e Comunicação. Durante o encontro, foram debatidas estratégias para enfrentar a violência contra a mulher no âmbito da cidade e do sistema de ensino. A ideia é abordar, por meio de campanhas pedagógicas, as diversas formas de violência enfrentadas pelas mulheres no cotidiano, promovendo também a igualdade de gênero. A proposta visa repensar a cultura que perpetua a inferiorização do feminino e eliminar as relações que geram violência.
No município de Campos, a Subsecretaria de Políticas para Mulheres, representada pela subsecretária Josiane Viana, e pelas advogadas do órgão, Alana Linhares e Gerlane Quinto, receberam a visita da produtora cultural do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (CIDENNF), Mirian Vieira, que atua em políticas públicas para mulheres. O objetivo do encontro foi estabelecer parcerias e colaborar com outras instituições governamentais para fortalecer ainda mais as ações em prol das mulheres. Durante a visita, foram compartilhadas demandas e necessidades das mulheres da região, além de propostas de iniciativas que visem à melhoria de suas condições de vida e à garantia de seus direitos fundamentais.
“Agradecemos a visita de Mirian Vieira, membro do CIDENNF, que é uma inspiração para muitas mulheres na região e em todo o país. Sua atuação no CIDENNF e seu envolvimento com a produção cultural demonstram seu comprometimento em transformar a realidade das mulheres, promovendo equidade de gênero e fortalecendo nossa rede de apoio às mulheres”, afirmou a subsecretária Josiane Viana.