Municípios fluminense dão largada para a campanha do Outubro Rosa
Vários municípios do interior do Rio de Janeiro iniciaram suas campanhas do Outubro Rosa, visando conscientizar e prevenir o câncer de mama, uma das comorbidades mais graves e letais. A taxa de mortalidade por câncer de mama ajustada por idade pela população mundial foi de 11,84 óbitos a cada 100.000 mulheres em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer.
Em Petrópolis, a Casa dos Conselhos se vestiu de rosa para marcar oficialmente o início do Outubro Rosa 2023 em parceria com a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO). Personalidades da política e da área médica destacaram a importância da conscientização sobre o câncer de mama e compartilharam suas experiências pessoais com a doença e com a campanha.
São João de Meriti realizou atendimentos de mamografia e ultrassonografia do Mamógrafo Móvel em setembro, em parceria com o governo do estado. Cerca de 250 pessoas procuraram os serviços no primeiro dia, e a ação foi um sucesso na cidade. Esses exames são essenciais para a saúde das mulheres.
Em São Gonçalo, a Campanha Outubro Rosa teve início no Espaço Rosa, com a presença do prefeito Capitão Nelson. Foram oferecidos diferentes serviços para as pacientes, incluindo uma sala de acolhimento para as pacientes oncológicas. Durante três sábados de outubro e um de novembro, o Espaço Rosa abrirá para a realização de exames, acelerando a fila da Central de Regulação da Secretaria de Saúde e Defesa Civil.
Macaé também está engajada na conscientização sobre o câncer de mama. A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior realizou um evento de abertura com uma mesa redonda para discutir a prevenção e combate ao câncer de mama. O evento contou com a participação de especialistas em nutrição, direito, fotografia e medicina, além de apresentações teatrais e contação de histórias.
O Outubro Rosa é um momento crucial para conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e incentivar a realização de exames regulares. A prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para aumentar as chances de cura e salvar vidas.