Sul e Costa VerdeÚltimas notícias

Museu de Ciência de Volta Redonda recebe visita do governador Cláudio Castro e se aproxima da reta final das obras

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, recebeu nesta quarta-feira (30) o governador Cláudio Castro e o secretário estadual de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, para uma agenda oficial com foco em inovação, cultura e desenvolvimento. Um dos principais destaques foi a visita técnica às instalações do Museu de Ciência José Luiz de Sá, no bairro Laranjal, que entra na fase final de construção e já realiza testes no moderno planetário full dome, que promete ser um dos maiores centros de divulgação científica do Estado do Rio.

Durante a visita, os representantes conheceram os principais ambientes do complexo, localizado ao lado do Teatro Maestro Franklin de Carvalho Jr. O governador destacou o impacto da iniciativa: “Fico muito feliz de ver que o Rio de Janeiro contará com um equipamento dessa magnitude, algo que normalmente vemos em cidades europeias e capitais. Volta Redonda está de parabéns por investir na ciência, na tecnologia e na cultura”, afirmou Cláudio Castro.

O prefeito Neto também ressaltou o caráter transformador do projeto. “Esse espaço representa um legado para as futuras gerações. É um investimento na educação científica e um sonho que se torna realidade graças à parceria com o Governo do Estado e ao empenho da nossa equipe”, declarou.

De acordo com Sérgio Sodré, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a obra já tem 98% da estrutura concluída. A próxima fase será a instalação de 52 equipamentos interativos, com foco em áreas como Astronomia, Física, Química, Biologia e Matemática. A previsão de inauguração é para o primeiro semestre de 2026.

Com investimento de cerca de R$ 18 milhões, financiado pelo Governo do Estado, o museu contará com mais de 2.500 m² de área construída, distribuídos em três pavimentos e espaços externos. Entre os atrativos, estão salas temáticas, auditório multiuso, áreas ao ar livre e um planetário digital de última geração, tudo planejado para estimular o aprendizado de forma acessível, interativa e inclusiva.

A iniciativa posiciona Volta Redonda como um novo polo científico e educacional no estado, reforçando seu papel estratégico no fomento à ciência, tecnologia e cultura no Sul Fluminense.