Mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti em Macaé
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) de Macaé, no Norte Fluminense, iniciou um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya, na segunda-feira (16). A ação continuará até sexta-feira (20).
O mutirão abrange visitas domiciliares e ações em pontos estratégicos, além da utilização do carro do fumacê para percorrer diferentes áreas da cidade.
No início da semana, as atividades ocorrem no Centro da cidade, entre segunda e terça-feira (17). Na quarta-feira (18), o bairro Nova Holanda será o foco das ações, seguido pelo bairro Malvinas na quinta-feira (19). A iniciativa se encerrará no bairro Botafogo.
A prefeitura faz um apelo aos moradores para que abram as portas e janelas de suas casas durante a passagem do carro do fumacê, e também para que cubram gaiolas, aquários e alimentos.
Além dessas ações, as equipes da Cevas também visitarão pontos estratégicos, como borracharias, ferros-velhos, empresas e órgãos públicos. Durante a semana, de 16 a 20 de outubro, os agentes estarão presentes nos bairros Imboassica, Imbetiba, Nossa Senhora da Glória, Centro, Barra e Novo Cavaleiros.
A equipe de controle de roedores também atuará em cinco bairros: Virgem Santa, Pecado, Parque Aeroporto, Cavaleiros e Centro, atendendo a solicitações dos moradores, bem como verificando tocas para instalação de iscas.
Na quarta-feira (18), um grupo de agentes de endemias intensificará as ações no bairro Atlântico Norte. A Prefeitura informa que durante todo o dia haverá o evento “Cevas Itinerante”, incluindo visitas domiciliares, vacinação antirrábica, controle de roedores, colocação de telas em caixas d’água, tratamento focal químico e mecânico, além de reconhecimento geográfico.