National Capital Band fará apresentação em comemoração ao centenário do Exército de Salvação no Brasil

A National Capital Band fará uma apresentação com entrada gratuita em Petrópolis no dia 10 de novembro, no Teatro do Sesc Quitandinha, às 20 horas, em comemoração ao centenário do Exército de Salvação no Brasil e pelo bicentenário da independência no Brasil. O evento será realizado pelo Exército de Salvação que escolheu Petrópolis pela importância histórica da cidade.

Em fevereiro, após a primeira chuva forte que atingiu Petrópolis deixando um total de 233 mortos e mais de 400 desabrigados, o Exército de Salvação mobilizou uma equipe de apoio com um caminhão cantina para o centro da cidade, que trabalhou fornecendo água e alimentação para as pessoas que faziam a limpeza da cidade e sofriam por não ter um ponto de apoio, tendo em vista a dificuldade de transitar pela cidade. Também auxiliaram na doação de colchões e visitando famílias indicadas pela Secretaria de Assistência Social.

O evento será realizado em celebração ao bicentenário da Independência e ao centenário do Exército de Salvação no Brasil. A instituição surgiu em 1865 na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, com o objetivo de lutar contra as injustiças sociais, (exploração sexual de meninas, trabalho ainda em caráter de escravidão, entre outros) também para que os mais pobres naquela época pudessem frequentar os cultos nas igrejas sem serem discriminados.

Sobre o Exército de Salvação

O Exército de Salvação chegou ao Brasil em maio de 1922, no Rio de Janeiro, sua primeira instalação aconteceu simultaneamente em dezembro do mesmo ano na cidade de Niterói e Rio de Janeiro. Em 1928, foi realizada a primeira ação de emergência e socorro às vítimas das enchentes e acidentes em Monte Serrat, Santos.

Em 1974, nasceu a APROSES (Assistência e Promoção Social Exército de Salvação), por meio da qual se exercem as atividades sociais do Exército de Salvação – Igreja. As principais características do apoio assistencial e educacional oferecido pela APROSES são:

  • Combate ao tráfico de pessoas;
  • Oficinas de Programas Claves contra abuso sexual às crianças e adolescentes e prevenção;
  • Preservação dos Direitos Humanos;
  • Lutas pelos Direitos das Crianças e Adolescentes;
  • Combate ao trabalho infantil;
  • Centros Educacionais, acolhimento institucional e atendimento sócio educativo em meio aberto (turno inverso ao período escolar);
  • Incentivador da prática da cidadania;
  • combate a qualquer tipo de violência contra crianças, adolescentes e mulheres;
  • Tratamento dos beneficiários de maneira integral e oferecendo a possibilidade de melhoria de vida no convívio familiar, social, psicológico e espiritual.

O Exército de Salvação está presente em 133 países e ocupa 10 Estados brasileiros e o Distrito Federal.

Sobre a National Capital Band

 

O grupo foi originalmente formado com a denominação “Washington Headquarters Band” em 1925. Desde então, a banda continuou seu ministério de música sem interrupção. Apesar das grandes mudanças na sociedade e na música desde a sua criação, a banda ainda é eficaz no cumprimento de sua missão, ser um emissário de Jesus Cristo através da apresentação de música espiritualmente inspirada.

Desde 1925, a National Capital Band tem sido a principal força musical do Exército da Salvação no Distrito de Columbia e na Comunidade da Virgínia. Composta inteiramente por músicos voluntários, a banda desenvolveu uma reputação internacional de excelência. O compositor e maestro de renome internacional Erik Leidzén serviu como o “Instrutor da Banda” durante os primeiros anos. Leidzén foi o primeiro de uma longa lista de líderes distintos, incluindo, entre outros, Leslie Hall, A. Campbell Robinson, Stephen Bulla e James B. Anderson. O atual maestro é o Dr. Steve Kellner, que assumiu a liderança da National Capital Band em julho de 2010.

-Foto: divulgação