Niterói apoia o Mês do Orgulho LGBTQIA+ com eventos e serviços para a comunidade

No mês de junho, celebrado internacionalmente como o Mês do Orgulho LGBTQIA+, a Prefeitura de Niterói, por meio da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Difusos e Enfrentamento à Intolerância Religiosa (Codir), está promovendo uma série de eventos e serviços em apoio à luta por direitos e igualdade dessa parcela da população.

Nesta terça-feira (27), a Codir realiza o 3º Mutirão de Orientação para Retificação do Nome para Pessoas Transexuais. O evento oferecerá uma variedade de serviços, como cópias de documentos necessários para a retificação, impressão de certidões, emissão de atestado de hipossuficiência para pessoas em situação de vulnerabilidade social e montagem do processo para entrada no cartório de registro. A ação acontecerá das 10h às 16h, na sede da Codir, localizada na rua Almirante Teffé, 632, sala 107, em frente à praça do Rink, no Centro.

Felipe Carvalho, coordenador da Codir, destaca a importância do evento: “Desde 2018, após decisão do Supremo Tribunal Federal, pessoas transexuais podem solicitar a retificação do prenome diretamente em seu cartório de registro. Elaboramos esta ação com o objetivo de orientar e facilitar o acesso a essa política pública. Vamos direcionar toda a nossa estrutura para este serviço tão importante na promoção da dignidade e cidadania das pessoas transexuais, que enfrentam diariamente diversas vulnerabilidades e violências”, afirmou Carvalho.

No dia seguinte, quarta-feira (28), celebrando o Dia do Orgulho LGBTQIA+, o evento Codir nas Ruas – Orgulho LGBTQIA+ realizará uma grande ação de orientação e encaminhamento para os serviços da rede municipal. Serão oferecidos serviços de retificação do registro civil de pessoas trans, emissão de segunda via do registro geral para a população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social, além de informações sobre legislações, distribuição de preservativos e gel lubrificante. O Codir nas Ruas ocorrerá na Praça Arariboia, das 10h às 16h.

“Estaremos nas ruas com ações de informação, orientação e promoção do respeito para com a comunidade LGBTQIA+. Nosso objetivo é facilitar o acesso aos nossos serviços de garantia de direitos pautados na diversidade”, enfatizou o coordenador da Codir.

O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em 28 de junho em homenagem a um dos episódios mais marcantes na luta dessa comunidade pelos seus direitos: a Rebelião de Stonewall Inn. Em 1969, essa data marcou o levante da comunidade LGBTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York a bares frequentados por homossexuais e transexuais, que eram presos e sofriam represálias das autoridades. A partir desse acontecimento, foram organizados vários protestos em favor dos direitos da comunidade LGBTQIA+. O Levante de Stonewall Inn é considerado o “marco zero” do movimento de igualdade civil dos homossexuais no século XX.