Niterói aumenta participação no PIB nacional
A cidade de Niterói tem impulsionado significativamente sua participação no Produto Interno Bruto (PIB) do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em um levantamento que abrangeu o período entre 2020 e 2021, Niterói alcançou a terceira colocação nacional em aumento de participação no PIB, elevando sua contribuição de 0,54% em 2020 para 0,74% em 2021. Além disso, a cidade está entre os 25 municípios com maior peso no PIB do Brasil, ocupando a 13ª posição.
O prefeito Axel Grael destacou que esses dados reforçam o compromisso da cidade com o desenvolvimento econômico equitativo.
“Os números do IBGE confirmam que estamos no rumo certo. Com uma gestão fiscal sólida e uma administração responsável, a Prefeitura tem trabalhado para criar condições favoráveis ao crescimento econômico, alinhadas com as características singulares da cidade. Um exemplo é a recente dragagem do Canal de São Lourenço, que possibilitará a entrada de navios de maior porte, impulsionando a construção naval e ampliando o setor de reparos e offshore. Essa intervenção também fomentará atividades portuárias e pesqueiras, gerando um impacto positivo em toda a economia”, declarou Axel Grael.
A pesquisa do IBGE também evidenciou um aumento na participação das cidades médias no PIB nacional, indicando uma descentralização das atividades econômicas. A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Bonadio Benedetti, enfatizou que Niterói mantém uma trajetória de crescimento no PIB desde 2014.
“As medidas implementadas durante a pandemia para proteger a economia local foram cruciais. Os programas de transferência de renda e os auxílios ao setor produtivo garantiram um nível adequado de circulação de renda, contribuindo para a recuperação econômica, ao manter o poder de compra dos cidadãos. Ademais, investimentos estratégicos em iniciativas de emprego e renda, como o programa Moeda Social Arariboia e estímulos à inovação e à economia, têm atraído empresas e negócios para a região”, explicou Ellen Benedetti.
O secretário municipal de Fazenda em exercício, Heitor Moreira, ressaltou que o resultado da pesquisa do IBGE reflete o trabalho de gestão fiscal responsável e eficiente, que direciona investimentos para programas de recuperação de renda, geração de empregos e suporte a empresas locais.
“É importante destacar o desempenho do setor de serviços e da indústria de extração de petróleo e gás. Os investimentos realizados em programas como Renda Básica, Empresa Cidadã e Supera Mais impulsionaram a rápida retomada econômica na cidade, preservando postos de trabalho e atenuando os impactos na atividade econômica. É notável que, embora Niterói ocupe a 44ª posição em população, esteja entre as 13 cidades que mais contribuíram para o PIB nacional”, concluiu Heitor Moreira.