Niterói celebra a criação do Polo Gastronômico de Piratininga para impulsionar a economia local

Niterói, já conhecida por sua cena gastronômica de excelência, deu um passo significativo nesta quarta-feira (23) ao oficializar a criação do Polo Gastronômico de Piratininga. O prefeito da cidade, Axel Grael, sancionou a lei 3.751 que estabelece este polo. São 23 empresários do ramo que aderiram à iniciativa, localizados na Avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre a rotatória de Camboinhas e a praça Santa Paulina, abrangendo também a rua Professor Ernani Faria Alves e a Avenida Raul de Oliveira Rodrigues.

Segundo Axel Grael, a criação deste polo simplifica a comunicação entre o setor privado e o poder público, permitindo a elaboração de políticas que promovam e fortaleçam estas áreas e impulsionando os comerciantes locais. Ele enfatizou que “o fato de ter um polo facilita o fluxo de informações em caso de eventos ou shows nos entornos dos comércios, para que todos se estruturem e possam ser beneficiados. O título consolida a percepção da clientela.”

Binho Guimarães, Administrador Regional da Região Oceânica, ressaltou a importância da participação do setor público na criação da lei, destacando que diversos secretários e secretárias foram envolvidos no processo, demonstrando o apoio governamental ao comércio e à gastronomia. Ele enfatizou a relevância da colaboração entre diferentes estabelecimentos para fomentar o turismo e realçou as transformações positivas que a região tem vivenciado, incluindo obras e melhorias.

Luiz Guilherme Ouro, um dos comerciantes que representou o Polo, destacou a relevância da iniciativa para a economia local. Ele explicou que essa criação proporciona organização e a oportunidade de exibir o potencial da região para outras áreas da cidade e também para o turismo. “Nossa região mudou muito e ganhou muitas obras, então é o momento de termos esse impulso para ajudar na economia”, afirmou.

A nova lei estabelece regras e responsabilidades tanto para o poder público, que deve conceder infraestrutura e fiscalização, quanto para os comerciantes, no cumprimento das legislações e da ordem pública. O evento contou com a presença de diversos representantes, incluindo os secretários de Ordem Pública, Paulo Henrique de Moraes, de Conservação e Serviço Públicos (Seconser), Dayse Monassa, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez, o coordenador Geral de Eventos da Prefeitura André Felipe Gagliano, o Presidente da Neltur, André Bento, entre outros.