Niterói é destaque nacional em saneamento básico, liderando no Estado do Rio de Janeiro
Niterói foi classificada como o quinto município com o melhor saneamento básico do Brasil, conforme estudo divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Além disso, a cidade ocupa a primeira colocação no estado do Rio de Janeiro, reforçando sua posição de liderança na qualidade dos serviços de saneamento. O município destaca-se por oferecer 100% de tratamento e abastecimento de água, uma cobertura de 95,5% no atendimento de esgoto, e 100% de tratamento do esgoto coletado.
O CLP, uma organização suprapartidária que busca desenvolver lideranças públicas para enfrentar os desafios do país, utiliza indicadores como cobertura do abastecimento de água, perdas na distribuição, cobertura de coleta e tratamento de esgoto, coleta de resíduos domésticos e destinação adequada do lixo para definir o ranking.
Em março deste ano, Niterói já havia sido reconhecida como a melhor cidade do estado no ranking do Instituto Trata Brasil, ocupando a sexta posição a nível nacional no atendimento e tratamento de água e esgoto. Desde 2013, o município tem feito significativos investimentos na expansão de reservatórios de água nas áreas da Região Oceânica e Pendotiba, além de novas adutoras e Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), com destaque para as redes modernizadas nos bairros Sapê, Caramujo e Jurujuba.
Nos últimos anos, a gestão municipal de Niterói também alcançou a universalização da coleta domiciliar de lixo e avançou na destinação final adequada dos resíduos. O programa Enseada Limpa, que tem como objetivo a recuperação das enseadas da Baía de Guanabara, aumentou a porcentagem de semanas balneáveis de 15% em 2013 para 68% em 2020, permitindo a volta dos esportes aquáticos na cidade.
Niterói continua sendo um modelo de referência em saneamento básico, investindo em infraestrutura e políticas ambientais que elevam a qualidade de vida dos seus cidadãos, enquanto fortalece sua posição como uma das cidades mais bem-sucedidas do Brasil em termos de gestão de água e esgoto.