Niterói firma parceria com a Marinha para reforçar segurança e ordenamento da orla

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou um importante acordo de cooperação técnica com o vice-almirante Thadeu Lobo, comandante do Primeiro Distrito Naval, e o capitão de Mar e Guerra Luciano Calixto, capitão dos Portos do Rio de Janeiro. O evento ocorreu no Museu de Arte Contemporânea (MAC) e contou com a presença da vice-prefeita Isabel Swan, do secretário executivo Felipe Peixoto, do secretário municipal de Ordem Pública Gilson Chagas e do ex-prefeito Axel Grael, consultor estratégico para temas ambientais no Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2050.

A parceria tem como foco fortalecer as operações de segurança e ordem na orla, garantindo a integridade de banhistas, navegantes e atividades marítimas na região. Rodrigo Neves ressaltou a vocação marítima da cidade e destacou que a cooperação com a Marinha já vem resultando em ações de ordenamento, revitalização das atividades naval, offshore e pesqueira, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável local. A segurança da navegação na faixa de 200 metros da linha de costa será ampliada para proteger melhor os frequentadores da orla e praticantes de esportes náuticos.

Além disso, o acordo prevê capacitação especializada, como o Curso para Tripulação de Embarcações de Estado, promovido em janeiro, que habilitou 25 guardas municipais a operar embarcações e motos aquáticas de até 6 metros, fortalecendo o monitoramento e a segurança marítima da cidade. Para o vice-almirante Thadeu Lobo, essa cooperação é fundamental para a proteção da vida no mar e para incentivar o turismo náutico, recomendando que outras cidades adotem iniciativas semelhantes para promover a preservação e o uso sustentável das áreas costeiras. Foto: Evelen Gouveia