Niterói lança programa ‘Bike Segura’ em parceria com a PM para recuperar bicicletas furtadas

Recentemente, a Prefeitura de Niterói, em colaboração com a Polícia Militar, apresentou o programa “Bike Segura Niterói”, uma iniciativa destinada a auxiliar ciclistas na recuperação de bicicletas furtadas ou apreendidas. O projeto consiste na criação de um banco de dados vinculado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), composto pelos números de série das bicicletas dos proprietários registrados no Bicicletário Arariboia, localizado no Centro de Niterói.

Esta ação permite à Polícia Militar uma maior eficácia na localização dos proprietários das bicicletas encontradas após um furto. O Cisp, que opera 24 horas, possibilita o acesso imediato às informações por parte das forças de segurança. O prefeito Axel Grael ressalta que qualquer usuário de bicicleta na cidade pode registrar o número de série de sua bike no Bicicletário Arariboia.

Os funcionários do Bicicletário passaram por um treinamento para identificar o chassi das bicicletas, cuja localização varia de acordo com o modelo e a marca. “O Bike Segura Niterói é uma solução que desenvolvemos para que as pessoas possam no Bicicletário Arariboia fazer o registro do número de série da sua bicicleta”, afirma Axel Grael.

O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique Azevedo de Moraes, enfatiza que o programa também será um instrumento crucial no combate a grupos criminosos especializados em furtos de bicicletas.

Por sua vez, o tenente-coronel Aristheu Lopes, comandante do 12º BPM, acrescenta que, muitas vezes, quando a polícia apreende uma bicicleta com alguém suspeito, não consegue enquadrar essa pessoa em crime por falta de registro ou contato com a vítima do furto.

Filipe Simões, coordenador do Niterói de Bicicleta, incentiva a população a utilizar o Bicicletário Arariboia e os paraciclos na cidade, enfatizando a importância de fazer o Boletim de Ocorrência em caso de furto. Ele destaca a recente instalação de 300 paraciclos, proporcionando mais de 600 vagas para prender bicicletas, oferecendo instruções de segurança aos ciclistas.

O Bicicletário Arariboia atualmente possui um cadastro de 17 mil usuários e 11,8 mil bicicletas, demonstrando um significativo engajamento da população na iniciativa.