Niterói lança programa de certificação para boas práticas de neutralização de carbono
A Prefeitura de Niterói lança Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono em parceria com instituições de classe. A iniciativa tem como objetivo envolver a sociedade civil, empresariado e instituições de classe nas políticas públicas de sustentabilidade, como parte do Programa Municipal de Educação Climática. A ação faz parte do projeto de neutralização de carbono da cidade e visa sensibilizar o maior número de pessoas em busca de uma cidade mais sustentável.
O Programa de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono conta com a parceria de instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), a Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Acierj) e o Sebrae. A iniciativa tem como foco o setor empresarial da cidade, mas busca envolver todos os setores da sociedade.
O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, destacou a importância da participação da sociedade civil e do empresariado nas ações de redução de emissões de gases de efeito estufa. Ele ressaltou que a implementação do Programa Social de Neutralização de Carbono está sendo feita de forma gradativa, com o objetivo de envolver os cidadãos no debate e na realização de ações concretas.
Para obter resultados efetivos, a Secretaria Municipal do Clima firmou cooperação com a Controladoria Geral do Município (CGM), para implementação do Programa Municipal de Certificação de Boas Práticas em Neutralização de Carbono. A controladora geral de Niterói, Cristiane Mara Rodrigues Marcelino, afirmou que a CGM busca cada vez mais incentivar práticas de governança com preocupações sociais e climáticas, e atuará em conjunto com a Secretaria do Clima em certificações de empresas que tenham a sustentabilidade como um dos seus objetivos.