Niterói realiza 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária para fortalecer trabalho associativo e cooperação

Na próxima segunda-feira (21), a Prefeitura de Niterói, em parceria com o Fórum de Economia Solidária de Niterói e o Conselho Municipal de Economia Solidária, dará início à 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária de Niterói. O evento acontecerá na Sala Nelson Pereira dos Santos, a partir das 13h, e será um marco importante para discutir as conquistas e traçar novas diretrizes para a economia popular e solidária no município.

A programação continuará na terça-feira (22), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói, a partir das 9h, com a formação de grupos de trabalho que irão construir propostas municipais. Estas serão levadas para as conferências estadual e nacional, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que visam fortalecer a economia solidária em diferentes níveis. Também será realizada a eleição de delegados que representarão Niterói nas próximas etapas das conferências.

Com o tema “Construindo territórios democráticos por meio do trabalho associativo e da cooperação”, a conferência tem como objetivo principal discutir como a economia solidária pode ser uma ferramenta de inclusão social e desenvolvimento sustentável em Niterói. A proposta é seguir as diretrizes do Conselho Nacional de Economia Solidária, buscando institucionalizar a pauta como política pública que promova as experiências econômicas solidárias, fortalecendo-as e consolidando-as como parte integral da economia local.

A conferência visa fortalecer os territórios locais de Niterói como espaços concretos para a prática da economia solidária, promovendo o desenvolvimento sustentável e a inclusão social por meio do associativismo, da autogestão, da cooperação e da solidariedade. A expectativa é que as discussões contribuam para consolidar a economia solidária como uma propulsora de boas práticas de sustentabilidade social e ambiental, alinhando o município com os princípios de um modelo econômico mais justo e democrático.