No futebol do Rio, municípios disputam quem integrará a elite do Carioca em 2024
A disputa acirrada pelo tão desejado lugar no Campeonato Carioca de 2024 está em curso, e Maricá está determinada a garantir sua presença na elite do futebol carioca. Com doze equipes na briga pela vaga, a competição da Série A-2, conhecida como Segundona, se aproxima de sua fase decisiva.
Mas afinal, quais são as vantagens de ter uma equipe de futebol na elite do Rio de Janeiro? Clubes como o Volta Redonda, que já desfrutam da primeira divisão há algum tempo, têm a resposta. O sucesso do clube da Cidade do Aço resultou em investimentos significativos na infraestrutura, incluindo a construção do estádio da Cidadania. Além disso, o êxito futebolístico atraiu um aumento no fluxo de turistas, impulsionando a economia local. O Volta Redonda se tornou um modelo a ser seguido por outros clubes do interior e da capital.
As equipes participantes da Segundona são América (Rio de Janeiro), Americano (Campos), Artsul (Nova Iguaçu), Cabofriense (Cabo Frio), CEAC/Araruama (Arraial do Cabo), Friburguense (Nova Friburgo), Gonçalense (Petrópolis), Macaé (Macaé), Olaria (Rio de Janeiro), Resende (Resende) e Sampaio Corrêa (Saquarema).
Nesse contexto, Maricá surge como uma promessa em busca da vaga para o “Cariocão” de 2024. O município conta com o apoio da Prefeitura e de empresários locais para fortalecer o time que leva o nome da cidade. O Maricá Futebol Clube já conta com reforços de peso, como o treinador Reinaldo da Cruz Oliveira, ex-jogador de renome com passagens por clubes como Flamengo, São Paulo e Paris Saint-Germain. Além disso, o meia Vinícius Silva Soares, conhecido como Tartá, que já atuou por clubes como Fluminense e Athletico Paranaense, também faz parte do elenco.
Assim como a escola de samba da cidade, a União de Maricá, que desfilará na Sapucaí no próximo ano, Arlen Pereira, co-presidente do Maricá Futebol Clube, almeja ver o time enfrentando os grandes clubes no lendário Estádio do Maracanã. “Batalhamos muito e não estamos aqui por acaso. Meu objetivo é levar Maricá ao Maracanã, assim como a União de Maricá desfilará na Sapucaí. Rumo ao Maracanã e à Sapucaí!”, afirmou o dirigente com determinação.
Alguns clubes já tiveram a oportunidade de enfrentar os chamados “grandes” da capital, como Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo, e agora buscam retornar aos tempos de glória. Entre eles, está o Americano, que obteve alguns resultados expressivos na década de 90. Desde sua queda para a Segundona, o alvinegro campista tem lutado incessantemente para atingir seu objetivo. Vale mencionar a Cabofriense, a Friburguense, a Olaria e o Macaé, que também já tiveram seus momentos de destaque. O América é o único entre todos esses clubes que conquistou um título estadual, somando um total de seis conquistas.