Nome “Macaíba” é escolhido para a Moeda Social de Macaé

Com 51,77% dos votos, o nome “Macaíba” foi escolhido como o nome da Moeda Social de Macaé, no Norte Fluminense. Essa decisão veio após uma votação online em que 1.889 pessoas participaram, encerrando no último domingo (8).

A palavra “Macaíba” tem raízes históricas na região, ligada a uma espécie de palmeira e seu fruto, chamado “macaba doce” ou “maca e”. Historiadores sugerem que esse termo pode ter influenciado o nome da cidade de Macaé.

A Moeda Social faz parte da Lei 5.075/2023, que institui a Política Municipal de Economia Popular, Justa e Solidária, e tem como objetivo reduzir a desigualdade e estimular o comércio local ao oferecer uma moeda eletrônica para transações digitais de pagamentos e operações de crédito. Cada unidade da Moeda Social de Macaé equivale a R$ 1,00.

Esse programa visa ampliar o poder de compra das pessoas em situação de vulnerabilidade social, impulsionar o desenvolvimento econômico e possibilitar o pagamento do Programa de Transferência de Renda da Prefeitura, entre outros benefícios.

Estabelecimentos comerciais que desejem receber valores da Moeda Social devem estar formalizados, e o Município de Macaé poderá restringir o uso da Moeda Social em grandes redes de supermercados e hipermercados para fomentar o comércio local.