Nova Iguaçu avança no atendimento às vítimas de temporal

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu divulgou, nesta quarta-feira (17), um novo boletim sobre as consequências da chuva intensa que assolou a cidade entre a noite de sábado (13) e a madrugada de domingo (14). O total de ocorrências atingiu 315, com 90 pessoas desalojadas e 11 desabrigadas. Desde o domingo, o município está em situação de emergência.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) está realizando visitas domiciliares para confirmar as informações dos cadastrados, encaminhando em seguida os dados para o Programa Recomeçar, do Governo do Estado. Durante as visitas, os moradores recebem kits contendo itens de higiene pessoal e limpeza, colchonetes, roupas e cestas básicas, de acordo com as necessidades individuais. Também está sendo feita busca ativa por moradores que não compareceram aos pontos de atendimento, mas que necessitam de auxílio.

Paralelamente, a SEMAS continua o atendimento às vítimas da chuva que já possuem senhas para cadastramento. Nesta quinta-feira (18), o atendimento seguirá em quatro pontos nos bairros Caioaba, Comendador Soares, Moquetá e Valverde, priorizando aqueles com senhas datadas do dia.

A situação é considerada grave, demandando esforços das autoridades locais para prestar assistência eficaz às vítimas e mitigar os impactos causados pelas chuvas intensas. A comunidade está sendo orientada e apoiada diante dos desafios enfrentados.

Confira os pontos de atendimento às famílias atingidas pelas chuvas em janeiro/2024 com senha para o dia 18/01/2024

1. MOQUETÁ
CREAS Moquetá
Endereço: Rua Goitacazes, 40, Moquetá, Nova Iguaçu

2. COMENDADOR SOARES
Escola Estadual Comendador Soares
Endereço: Rua Milton Silva, 120. Comendador Soares

3. VALVERDE
CRAS FAZENDA CABUÇU (VALVERDE)
Endereço: Rua Abílio Augusto Távora, s/nº, Praça do Valverde, Nova Iguaçu

4. CAIOABA
MINISTÉRIO DA TERRA PROMETIDA
Endereço: Rua Eduardo Fernandes 130, Caioaba, Nova Iguaçu

Para atender a população em caso de chuvas intensas, todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199, 2667-5751 e 98160-9740.