Nova Iguaçu investe em segurança pública com aquisição de novas motocicletas
Prefeitura aumenta frota com mais 11 motocicletas para reforçar policiamento na cidade
A cidade de Nova Iguaçu, está reforçando o seu policiamento nas ruas. A Secretaria Municipal de Segurança Pública recebeu 11 novas motocicletas da Prefeitura, sendo dez delas para uso dos policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e uma para o Segurança Presente. Com isso, a cidade passa a contar com um total de 19 motocicletas em atividade.
O Proeis, convênio da Prefeitura com o Governo do Estado, atua com até 110 policiais diariamente, mas a expectativa é que este número aumente para 150 nos próximos meses e para 250 agentes até o final de 2024.
“Nova Iguaçu vem investindo em segurança pública, temos o Proeis, o Segurança Presente e vamos ampliar o número de policiais de 110 para 250 até o fim do próximo ano. Foi criada uma patrulha específica, como o Maria da Penha, e serão criadas a Escolar, Direitos Humanos e Ambiental e ainda teremos a nossa Guarda Municipal. A segurança está maior nos bairros e vamos ampliar na madrugada, quando a população sai de casa pra trabalhar”, disse o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.
Esses investimentos têm ajudado na redução da criminalidade na cidade, que registrou uma queda de 43% nos casos de crimes de rua nos dois primeiros meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Além das motocicletas, a Secretaria apresentou uma frota nova de 25 viaturas adquiridas entre dezembro e janeiro deste ano, para substituir os carros antigos.
As motocicletas circularão de segunda a sexta-feira em localidades próximas ao Centro, como Rancho Novo, Posse, Comendador Soares, Luz, K-11, Prata e Engenho Pequeno, entre outros. Já nos finais de semana e feriados, o patrulhamento será feito de forma estratégica em áreas rurais, como Vila de Cava, Jaceruba, Adrianópolis, Rio D’ouro e Tinguá. “Com o aumento da frota de motocicletas, ampliamos o alcance no patrulhamento de ruas, pois são veículos necessários e que se deslocam com mais facilidade. A prevenção e repressão aos criminosos será ainda mais eficaz”, afirmou o secretário Vieira Bastos.