Nova unidade Firjan SENAI SESI é inaugurada em São Pedro da Aldeia para fortalecer a indústria da Região dos Lagos

Nesta quinta-feira (19), foi inaugurada a nova unidade Firjan SENAI SESI da Região dos Lagos, localizada às margens da RJ-140, em São Pedro da Aldeia. A instalação marca a 71ª unidade da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e tem como objetivo fortalecer a indústria fluminense, promovendo melhorias no ambiente de negócios e ampliando as oportunidades de emprego e capacitação profissional. A cerimônia de inauguração reuniu autoridades, empresários e representantes de entidades da região. A nova unidade atenderá a demanda de 10 municípios do entorno.

“A região necessitava dessa unidade há muito tempo. Com 16% da indústria do estado concentrada aqui, havia uma demanda reprimida significativa. Estamos entregando um espaço com 3,2 mil m² de área construída para aulas gratuitas do SESI e SENAI, com a meta de emitir mil certificados por ano. Esta é mais uma iniciativa da Firjan para gerar oportunidades de emprego e renda, principalmente para os jovens do Rio de Janeiro”, destacou o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira.

A unidade conta com três pavimentos e capacidade para atender até 720 alunos por dia, em 18 ambientes de aprendizagem, incluindo salas de aula, laboratórios e oficinas. Com essa estrutura, a Firjan espera ampliar a oferta de capacitação e qualificação profissional para os setores industriais predominantes nos municípios da Região dos Lagos.

“Inaugurar essa unidade na Região dos Lagos reforça o compromisso da Firjan de fortalecer a indústria, aumentar a produtividade, estimular a inovação e ampliar a formação profissional, promovendo uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores”, afirmou o 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan, Luiz Césio Caetano.

Além de São Pedro da Aldeia, a nova unidade beneficiará cidades como Cabo Frio, Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Iguaba Grande, Casemiro de Abreu, Silva Jardim e Rio das Ostras.

“Com essa unidade em operação, será possível melhorar o ambiente de negócios na região, impactando positivamente a vida das pessoas e contribuindo para o desenvolvimento das empresas locais”, destacou o presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin, que, acompanhado pelo vice-presidente Sérgio Kunio Yamagata, participou de uma visita guiada pelas novas instalações com autoridades, empresários e lideranças empresariais.

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Carlos Fábio da Silva, comemorou a instalação da unidade e destacou seu impacto positivo para o município: “Estou certo de que esta unidade será muito importante para toda a região, especialmente para São Pedro da Aldeia, que tem se desenvolvido rapidamente. Um polo como esse oferece mais oportunidades, e com a Firjan, acredito que será um grande sucesso”, afirmou.