Novo decreto amplia opções de veículos para táxis em Petrópolis
Os taxistas de Petrópolis agora têm permissão para utilizar veículos do modelo SUV e caminhonetes compactas no atendimento à população. O decreto municipal, que atualiza a legislação 648/2003, foi oficializado nesta terça-feira (6), durante uma cerimônia na Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (prédio anexo à sede da Prefeitura).
“Estamos dando um passo significativo para diversificar os veículos de trabalho da categoria, atendendo a uma demanda real”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo, que assinou o novo decreto durante a solenidade. “Este é mais um avanço importante, juntamente com a padronização da frota e a introdução do GNV”, destacou o prefeito.
Conforme estabelecido no decreto, os veículos utilizados no serviço de táxi devem obrigatoriamente ser brancos e ter capacidade para quatro passageiros. Podem ser dos modelos hatch, sedan, SUV ou caminhonete compacta, sendo vedado o uso de vans e veículos similares.
“Esta é uma conquista significativa para a categoria. Estamos satisfeitos por manter esse diálogo e continuar avançando”, afirmou o diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Thiago Damaceno.
Além disso, o decreto estabelece que apenas veículos do tipo caminhonete compacta podem transportar carga de pequeno porte quando passageiros estiverem a bordo, sendo proibido o transporte exclusivo de mercadorias. Os veículos também só podem operar como táxis se sua fabricação não ultrapassar 12 anos.
“Agradecemos à Prefeitura por atender nossa demanda. Agora poderemos atender turistas que chegam à cidade, pois teremos espaço para transportar bagagens, além de atender compradores ao transportar cargas de pequeno porte”, comentou o presidente da Associação dos Taxistas de Petrópolis (Astape), Josemar Abreu de Carvalho.