Novo Programa Habita + promete revolucionar moradia e impulsionar o mercado imobiliário no Rio de Janeiro

Durante o Rio Construção Summit, evento que reuniu gigantes da construção civil no Pier Mauá, o Governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou um programa habitacional inovador chamado Habita +, projetado para transformar as políticas de moradia no estado. O evento contou com a presença do CEO da construtora MRV, Rafael Menin, que expressou otimismo sobre o futuro da habitação no Rio.

O programa, liderado pela Secretaria de Estado de Habitação de Interesse Social (Sehis), tem um investimento inicial de R$350 milhões. Ele fornecerá subsídios de R$25 mil para cerca de 14 mil famílias, permitindo que elas usem esse valor como entrada para financiamentos imobiliários.

Durante uma mesa redonda sobre fomento público-privado, o Secretário de Estado de Habitação, Bruno Dauaire, destacou que a iniciativa visa atender tanto às famílias mais vulneráveis quanto àquelas que desejam substituir o aluguel pelo pagamento de uma parcela de financiamento próprio. Ele enfatizou que muitas vezes a maior barreira é a entrada para o financiamento, e o programa Habita + visa solucionar esse problema.

A necessidade de uma parceria entre o setor público e privado foi ressaltada por Claudio Hermolin, presidente do Sindicato da Indústria e Comércio (Sinduscon). Ele argumentou que somente essa colaboração entre municípios, estado e iniciativa privada poderá colocar o Rio de Janeiro novamente entre os líderes na produção de moradias.

Rafael Menin, CEO da MRV, comentou que esse anúncio do Estado de fornecer subsídios terá um grande impacto na produção de moradias e melhorará a qualidade de vida das pessoas. Ele expressou sua crença de que essa cooperação resultará em um Rio de Janeiro líder na área habitacional novamente.

Além disso, durante o evento, a Secretaria de Habitação do Paraná apresentou o Sistema do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (SISPEHIS), que será adotado pela Sehis para avaliar as necessidades habitacionais em todos os municípios. Outros tópicos discutidos incluíram políticas habitacionais para a terceira idade e o uso de recursos sustentáveis para abastecimento de água e energia em habitações de interesse social.

O Habita + representa um grande avanço nas políticas de moradia do Rio de Janeiro, e a colaboração entre diferentes setores promete criar um futuro habitacional mais promissor para os cidadãos do estado.