Número de empregos formais em Petrópolis sobe 15% em 2 anos
Petrópolis segue, mês após mês, tendo resultados positivos na geração de empregos. Quando comparado com o pior momento econômico da cidade na pandemia (agosto de 2020), o número de empregos formais teve no período (até setembro de 2022) um crescimento de 15,4%.
Somente neste ano, nos dados parciais do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Previdência, o aumento foi de 6,1%, o que demonstra uma economia saudável no município.
“Petrópolis vem se recuperando da pandemia, dos desastres das chuvas. Estamos conseguindo impor um renascimento importante da cidade na economia, no turismo e nas contas públicas. E isso é fundamental para que a Prefeitura tenha recursos para seguir investindo em obras de contenção por toda a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Desde fevereiro deste ano, o saldo do mês é positivo. Ou seja, desde então, a cada balanço mensal fechado pelo Caged, o número de contratações em Petrópolis é maior do que o de demissões.
“Esses resultados positivos foram possíveis devido ao ambiente econômico favorável criado pela Prefeitura. Neste ano, a Prefeitura vem trabalhando na rapidez dos licenciamentos, alvarás e incentivos fiscais, o que facilita a abertura de empreendimentos e a geração de empregos. Nesse cenário, as características positivas da cidade ficam mais evidentes para empresas de fora, como a qualidade de vida, a segurança pública, a qualificação de mão de obra abundante”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.
Empregos por setor
Hoje Petrópolis possui 64.695 empregos formais (com carteira assinada). Em dezembro de 2021, quando o prefeito Rubens Bomtempo assumiu a administração municipal, eram 60.964. Em agosto de 2020 (pior momento econômico da cidade na pandemia), eram 56.060.
Do total de empregos formais, são: 31.077 no setor de serviços; 16.197 no comércio; 13.979 na indústria; 3.014 na construção; e 428 na agropecuária.