O curta “Breazail – A Origem do Brasil” estreia em Cabo Frio neste fim de semana

O curta-metragem “Breazail – A Origem do Brasil”, que retrata a exploração do pau-brasil no país, será lançado nesta sexta-feira (3), dia da árvore, em Cabo Frio. A obra, que conta com cenas gravadas na cidade, terá sua sessão de estreia na Casa Carlos Sclier, localizada no Centro, a partir das 20h.

A entrada é gratuita, e simultaneamente ocorrerá a estreia online do filme. Premiado pela Lei Paulo Gustavo, o curta, com duração de dez minutos, também teve cenas gravadas na França e em Portugal. O elenco inclui atores, historiadores, biólogos e até músicos.

O filme aborda a exploração do pau-brasil desde a chegada dos portugueses em terras brasileiras, em 1500. Após a exibição, haverá uma roda de conversa com o elenco. Além disso, o público presente receberá mudas de pau-brasil como presente.

“Este é um trabalho de conscientização e valorização da história; é crucial preservar o meio ambiente e também reconhecer a existência dos povos originários do Brasil”, afirma o diretor do documentário, o cabo-friense Carlos Henrique Ferreira.