Obras de acesso ao Parque da Cidade em Angra dos Reis trazem benefícios para moradores e turistas

A Prefeitura de Angra dos Reis está realizando obras no acesso ao Parque da Cidade, na Enseada, que irão beneficiar não apenas os turistas, mas também os proprietários de imóveis locais que sofriam com uma grande erosão nos fundos de suas casas. A obra está devolvendo segurança e tranquilidade a essas famílias, além de valorizar suas propriedades.

A opinião positiva dos moradores é unânime, como destaca o empresário Sergio Brollo, que comemora a obra: “Aqui tinha uma erosão e, quando chovia, tínhamos que sair de casa, não conseguíamos dormir. Hoje durmo tranquilo, aqui é o paraíso”. O técnico em telecomunicações Carlos Eduardo da Fonseca também enfatiza a importância da obra, que está valorizando a região e sendo um ótimo investimento para a cidade.

A obra ainda está em andamento e já foram instalados dispositivos de drenagem e um muro de contenção com 18 metros de extensão próximo às residências. Além disso, foi feito o plantio de vegetação e será colocada uma manta geotêxtil para garantir a estabilidade da encosta. A prefeitura também está trabalhando na abertura da via que levará os visitantes ao novo parque, com a construção de mais de mil metros de rede de drenagem, plantio vegetativo e tratamento com manta geotêxtil. A pavimentação será feita em bloquetes intertravados e serão instalados 46 pontos de iluminação em LED, mais econômicos e sustentáveis.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Alan Bernardo, a obra de acesso ao novo parque foi agrupada com a obra de tratamento da encosta, que era uma área de risco e causava instabilidade na região, com alguns imóveis sendo interditados. Com as intervenções realizadas, foi possível trazer segurança para essas propriedades e fomentar o turismo na cidade.

O Parque da Cidade tem como objetivos o ordenamento do solo, a preservação ambiental e o desenvolvimento do ecoturismo. Em breve, haverá uma licitação para a concessão do espaço, que irá oferecer diversas atividades aos visitantes, como caminhadas, escaladas, voo livre, rapel e contemplação de paisagens através de mirantes.