Oficina de contação de histórias na casa Stefan Zweig aborda tema sensível dos refugiados

Neste sábado, a Casa Stefan Zweig oferecerá uma emocionante oficina de contação de histórias, destacando o livro “Fila de Sonhos”, escrito por Rita Sineiro e ilustrado por Laia Domènech, publicado pela Editora Pingo de Luz e selecionado pela Cátedra Unesco de Literatura da PUC – RJ em 2022. A mediação ficará a cargo da professora Cristina Ferreira.

O livro aborda a crise dos refugiados sob a perspectiva de um menino que vive em um campo de acolhimento, oferecendo uma visão sensível e comovente dessa realidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente crianças. A Casa Stefan Zweig, que também funciona como Memorial do Exílio, tem se dedicado a trabalhar esse tema com alunos da rede pública de ensino, buscando promover valores como empatia, tolerância e solidariedade entre os povos.

Cristina Ferreira, com uma carreira de 37 anos como professora, sempre utilizou a Literatura como instrumento para promover encontros significativos dentro e fora da sala de aula. Com formação pós-graduada no curso Livro para a Infância pela Casa Tombada em São Paulo, ela se dedica à pesquisa sobre o livro voltado para todas as infâncias. Além disso, Cristina Ferreira é coordenadora do Educativo da Casa Stefan Zweig.

A oficina faz parte da programação cultural da Casa Stefan Zweig para o ano de 2024, com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura.